Epiderme é um substantivo feminino. O termo vem do Grego epidermis, que significa “a parte mais superficial da pele”, de epi, que quer dizer “sobre” mais derma, que é “pele”.
O que é Epiderme:
O significado de Epiderme é, assim como sua palavra e origem, a camada mais superficial da pele, aquela camada que está localizada acima da derme.
A epiderme, portanto, encontra-se diretamente em contato com o meio externo, tendo como função ser uma barreira de proteção para o corpo contra agentes externos (tais como substâncias e micróbios), especialmente por ser o maior órgão do ser humano. Impermeável, é a epiderme que trabalha em dificultar a saída de água do organismo, mantendo assim um equilíbrio hídrico e o controle da temperatura corporal.
A epiderme possui células próprias, tais como os queratinócitos, os melanócitos, as células de Langerhans e também as células de Merkel.
Além disso, a epiderme é constituída por cinco camadas de células:
- Camada córnea: é composta por células mortas, que não têm núcleo e que são achatadas em formato de lâminas,
- Camada lúcida: é composta por células achatadas, com núcleos que têm sinais de degeneração e com poucas organelas citoplasmáticas,
- Camada granulosa: é composta por células poligonais com núcleo central, forma achatada e com grânulos de queratina no citoplasma,
- Camada espinhosa: se caracteriza por células cuboides ou levemente achatadas, com núcleo central e com pequenas expansões no citoplasma,
- Camada basal: é composta por uma única camada de células prismáticas e onde ocorre a divisão celular. É a categoria mais profunda da epiderme.