Epílogo é uma palavra que vem do latim epilŏgus, que por sua vez, deriva de um termo grego e significa conclusão. Nota-se que o termo em destaque consiste em duas partes, sendo:
Epílogo pode-se dizer que é uma conclusão resumida, uma recapitulação de algo que foi escrito durante um discurso ou composição literária.
Epílogo é um termo bastante usado para executar um envoltório, isto é, descrever uma exposição sobre um tema que foi amplamente abordado/discutido.
Um epílogo normalmente é encontrado ao final da última de uma obra ou de modo conclusivo ao final de um ensaio. Ou seja, ele sempre traz um fim de um texto dissertativo ou de uma criação literária fictícia. É exatamente nesse segmento da monografia ou da narrativa que se dá um desenlace aos eventos que aconteceram ao longo da obra.
É preciso que no epílogo cada acontecimento tenha sua presença marcada e receba seu respectivo fim. É permitido também que no epílogo haja a exposição de eventos que completem o significado/essência da trama.
Geralmente o epílogo é produzido pelo próprio escritor, porém pode ser verbalizado por alguém que na história represente somente uma testemunha dos fatos narrados ou pelo protagonista.
A mensagem de um epílogo é quase sempre direcionada ao público ou ao leitor da obra.
Metaforicamente, o termo epílogo passou a indicar em alguns momentos, o desfecho, o fim ou arremate de qualquer espécie, seja de um movimento político, uma peça legal, de uma existência, etc.
O epílogo pode também ser utilizado para adicionar dados e fatos que não fazem parte do enredo principal apresentado na história passando a servir então como uma página ou referencia de notas adicionais que dão valor à obra e, por isso, é normalmente inserido como o último capítulo para assim assumir a forma de apêndice.
O epílogo serve como um nexo para que os ouvintes possam entender porque foi necessário mencionar os diferentes pontos que foram apresentados.
No âmbito da narratologia, o epílogo deve cumprir uma série de requisitos que precisam ser considerados como tais, eles dependem das metas a cumprir e do tipo de trabalho que tem sido realizado.
No texto, o epílogo é o oposto de prólogo, que é elaborado pelo autor como a seção que antecede a narrativa e determina os últimos eventos da história relatada.
São sinônimos de epílogo:
São antônimos de epílogo:
Na gramática a palavra epílogo é classificada como um substantivo masculino. Epílogos é o plural de epílogo.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.