Equalizar é um termo que significa tornar igual, uniformizar. Também é uma palavra muito utilizada no ramo da eletrônica.
Deriva do Latim “equal” que vem acrescida do sufixo “izar”, de origem grega.
É um verbo transitivo direto, ou seja, não precisa ter um complemento. Ele sempre vai trazer a ideia de igualdade e de uniformidade em qualquer frase em que esteja inserido.
Na área da eletrônica, quando se usa esse termo, ele faz referência ao trabalho com o uso dos sons. É a ação de equilibrar, manter uniforme e estável a qualidade de som que sai de um aparelho chamado de equalizador.
O equalizador é um aparelho utilizado para diminuir ou até mesmo eliminar ruídos que possam interferir e prejudicar a gravação e a qualidade do som de um determinado áudio. Sua frequência e intensidade vão depender, por exemplo, dos parâmetros que foram estabelecidos para a sua qualidade.
A frequência poderá ser maior ou menor e dependendo dela, o som será mais grave ou agudo. Isso variará de acordo com o controle e intensidade do sinal do aparelho, que são medidos em Hertz.
No ano de 2003, a cantora baiana Pitty lançou o álbum intitulado “Admirável chip novo”. Nele, há uma canção chamada “Equalize”, que traz um verso que consegue estabelecer uma metáfora entre o amor e a sonoridade. Observe o refrão da canção:
“Eu vou equalizar você
Numa frequência que só a gente sabe
Eu te transformei nessa canção
Pra poder te gravar em mim…”