Equânime é uma palavra que tem uma origem latina aequanimis e que pode ser entendida como a junção de aequi, que podemos traduzir como “igual” e animis, que podemos traduzir como “ânimo”. O adjetivo de dois gêneros equânime pode ser entendido como sinônimo de constância, imparcialidade, igualdade.
É equânime aquilo que não varia, que apresenta regularidade em seu comportamento, diante de qualquer condição. Uma pessoa serena, que assim se apresenta normalmente e que mantem a mesma serenidade diante de uma grande adversidade ou problema é uma pessoa equânime.
Quem ou o que é equânime não se altera, se mantém constantemente igual, é equilibrado, tranquilo, calmo, não se deixa levar por influências externas ou internas. Equânime é aquele que tem sempre o mesmo ânimo, que possui a qualidade da equanimidade, que independentemente de qualquer coisa fará sempre o mesmo julgamento e terá sempre a mesma atitude haja o que houver.
No contexto jurídico, o termo equânime refere-se ao julgamento que foi feito corretamente, de acordo com a teoria do direito e com a ideia do estado democrático, onde a justiça e a imparcialidade prevalecem.
Podemos dizer que equânime é o julgamento que leva em conta os imutáveis princípios da justiça, aqueles que numa sociedade democrática permitem ao juiz se basear em critérios que estabelecem que todos os cidadãos são iguais perante a lei. Abordando de forma imparcial todos os julgamentos de forma que a justiça prevaleça e onde o direito de cada um é reconhecido de modo a não influenciar a racionalidade da decisão do juiz.
Entre os sinônimos de equânime podemos enumerar alguns como:
- justo,
- equilibrado,
- justiceiro,
- imparcial,
- ponderado,
- moderado,
- reto,
- igual,
- neutral,
- desapaixonado,
- neutro,
- comedido,
- inflexível,
- regrado,
- medido,
- ordeiro,
- sóbrio,
- equitativo,
- direito,
- insubornável,
- equitativo,
- íntegro