Equitativo é um termo usado para designar o que é justo, equivalente, igual ou imparcial. De acordo com a gramática normativa da Língua Portuguesa, o termo pertence à classe dos adjetivos.
Sua origem provém do latim aequitas e expressa o senso de lealdade, simetria, retidão e imparcialidade. Esse conceito é empregado para se referir a uma pessoa que age de forma justa, que carrega consigo o sentimento de moralidade e ética. É agir de forma honesta e com neutralidade em determinadas circunstâncias da vida.
Com base nos pensamentos do filósofo grego Aristóteles, “ser equitativo” se refere ao senso de justiça, algo total, completo e superior.
De acordo com esse pensamento, Aristóteles conclui que para uma pessoa ser considerada justa, ela deve respeitar as regras e leis impostas para o bem estar de todos aqueles pertencentes a uma comunidade.
Apesar de pregar tal filosofia, Aristóteles estava ciente de que mesmo que alguém com um senso equitativo não seguisse determinadas leis e normas, ainda assim poderia ser considerado justo, pois sabia que em determinadas situações as leis criadas pelos homens poderiam ser falhas.
Uma boa forma de exemplificar essa teoria é por meio da lenda de Robin Hood. De acordo com a história, Robin era um exímio arqueiro, que ao ver o seu povo sendo massacrado pela ganância e tirania dos nobres, resolveu roubar dos mesmos e dar aos necessitados que passavam fome e eram forçados a leis desumanas.
Era considerado um fora da lei, mesmo infringindo as leis impostas pelos homens somente para ajudar os mais necessitados e dar um pouco de dignidade a quem sofria.
De acordo com o senso equitativo, Robin Hood tinha um alto nível de justiça, isso superava o fato de ser considerado um ladrão pela nobreza, pois o bem que fazia ao povo era o que o caracterizava como um ser altamente justo.
Certas palavras podem substituir “equitativo” de forma bastante consistente. Conheça algumas delas:
O comércio equitativo é aquele onde há uma parceria comercial considerada justa, cujas transações econômicas são realizadas de forma confiável, transparente, com respeito e, principalmente, com senso de igualdade entre os parceiros.
A ideia de um comércio equitativo colaboraria para o crescimento sustentável de várias empresas, pois concederia possibilidades e direitos a produtores e investidores marginalizados pelas grandes potências.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.