Ergonomia é o estudo científico que tem como objeto as interações entre seres humanos e outros elementos a fim de melhorar as condições de adaptação do trabalho humano e o desempenho de um sistema.
A ergonomia ou “fatores humanos” tem origem nas palavras gregas “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”, sendo que os temas mais abordados relacionados a ela são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais.
A ergonomia física é o estudo das características do corpo humano em relação às atividades físicas e à carga psicológica, como por exemplo, o manuseio de materiais, a postura no trabalho, os movimentos repetitivos, a segurança e a saúde.
A ergonomia cognitiva está relacionada com a cognição do ser humano, bem como a sua atenção, percepção, controle motor, memória e raciocínio, a fim de analisar como isso afeta suas interações com outros indivíduos e com um sistema.
Fazem parte do estudo da ergonomia cognitiva a interação de uma pessoa com o computador, seu desempenho, suas tomadas de decisão, o estresse, o erro humano, a carga mental de trabalho, entre outros tópicos que estejam relacionados à interação entre o ser humano e os sistemas.
A ergonomia organizacional é o estudo do trabalho dentro de organizações, melhorando políticas e processos, como por exemplo, a ética, a satisfação no trabalho, o trabalho em grupo, a cultura organizacional, a gestão da qualidade, a supervisão, o trabalho à distância, a motivação, a programação do trabalho e o trabalho em turnos.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.