Escapulário é um símbolo de religião católica, que possui duas imagens: sendo a primeira do Sagrado Coração de Cristo e a segunda de Nossa Senhora.
Esse objeto significa “proteção” espiritual e física de quem o usa. O escapulário geralmente é feito de pano, porém, nos dias atuais, é possível encontrá-lo feito de diversos materiais, como: madeira, bronze, ouro e prata.
A utilização do escapulário, para os católicos representa a devoção à Virgem Maria, também chamada mãe de Cristo.
Escapulário da Nossa Senhora do Carmo
Segundo a história católica, o escapulário da N. Senhora do Carmo apareceu em um momento de perigo e aversidade para a Ordem Carmelita, de onde o monge Simão Stock, devoto fiel da Mãe de Deus, pertencia.
Nessa época, a Ordem dos Carmelitas passava por sérios problemas por correrem o risco de não serem aceitos pelos católicos europeus e repetidamente eram ameaçados de terem seus membros expulsos da igreja para sempre.
Durante esse momento de desespero, medo e aflição, o monge Simão Stock, em oração, pediu um sinal físico e visível da proteção da Virgem Maria para que pudesse se tranquilizar e acalmar seu coração.
A lenda diz que Nossa Senhora surgiu Diane de Simão e entregou-lhe em suas mãos o escapulário, e explicou que isto seria o símbolo de proteção e devoção, e quem o usasse estaria a salvo e protegido do “fogo da perdição”.
O aparecimento da Nossa Senhora diante do monge a fez ganhar novas formas de a chamar como: Virgem do Monte Carmelo e Nossa Senhora do Carmo.
Compromisso assumido por quem usar o escapulário
É muito importante saber as atitudes que devem ser assumidas antes de se optar por fazer uso desse sinal Mariano.
- Colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, realizar sempre Sua vontade.
- Ouvir a palavra de Deus e procurar praticá-la em sua vida e em todos os seus dias.
- Ir em busca da comunhão com Deus através da oração, que nada mais é que um diálogo íntimo.
- Se solidarizar com o sofrimento e necessidades do próximo e ajudá-lo a enfrentar seus momentos difíceis.
- Procurar estar sempre presente nos sacramentos da igreja, eucarístia e confissão, pois assim conseguirá aprofundar-se no ministério de Cristo para toda sua vida.
Atualização do escapulário
As pessoas mais devotas à santidade costumam sempre usar escapulários, podendo, inclusive, usar mais de um como símbolo de compromisso para com Deus.
Atualmente, é bem comum ver escapulários feitos além da tradicional madeira, também sendo confeccionados ou banhados a ouro, prata, bronze, e inúmeros outros materiais, também existem diversos tamanhos que estão disponíveis no mercado.
Também é comum ver novas formas de utilizá-lo, como por exemplo, o escapulário de porta, que pendura-se na porta, representando ou chamando a proteção para sua casa ou para seu local de trabalho.