Esplêndida é um adjetivo que significa brilhante, esplendoroso, deslumbrante. Também pode qualificar algo como magnífico, suntuoso ou mesmo admirável. Esplêndida é o feminino de esplêndido e provém do latim splendidu, que também significa brilhante.
Esplêndido em inglês é semelhante à nossa língua: splendid. Já em espanhol fica espléndido.
Esplêndida ou esplêndido é uma palavra aplicada a coisas bonitas, maravilhosas, que chamem a atenção. Citamos a seguir alguns exemplos que ajudem a explicar o significado de esplêndido, com variações entre masculino e feminino:
O sol desta manhã está esplêndido (brilho intenso).
A decoração deste teatro é esplêndida (suntuoso, luxuoso).
Esta chácara possui árvores esplêndidas (admirável, magnífico).
Qual a forma correta de escrever: esplêndida ou explendida? O correto é com s e não com x e leva acento.
Esplêndida tem como sinônimos principais:
- excepcional
- extraordinário
- glorioso
- maravilhoso
- radiante
- resplandecente
- sublime.
Já os antônimos de esplêndida são:
- abominável
- execrável
- horrível
- medonho
- ordinário
- péssimo
- vulgar.
Trata-se de um termo tão singular que é utilizado até para designar uma ave. O Esplêndido é o nome de um pássaro originário da Austrália, assim como os demais periquitos. No entanto, existem muitos no Brasil e se caracterizam por suas cores vivas e seu rosto azul.
Esplêndido no Hino Nacional Brasileiro
A expressão “Deitado eternamente em berço esplêndido” faz parte da primeira estrofe da segunda parte do Hino Nacional Brasileiro, escrito por Joaquim Osório Duque Estrada. O “berço esplêndido” aí e refere-se à América do Sul, continente onde se situa o Brasil.
De acordo com a letra do hino, o Brasil está para sempre repousado em um lugar maravilhoso, ao mesmo tempo em que é banhado pelo Oceano Atlântico e pela imensidão do céu. Assim, nosso país brilha (fulgura) e se destaca (florão) em relação aos demais países do continente, citados duas vezes, por meio da “América” e também do “Novo Mundo”, como é conhecido o continente americano, em oposição à Europa, o Velho Mundo.