Estereótipo é um substantivo masculino. O termo tem origem no Grego stereos, que significa “sólido”, mais o Francês type, que quer dizer “tipo”. Na Língua Francesa, stéreotype trazia a ideia de “processo de impressão com uma placa sólida”.
O significado de Estereótipo abrange uma ideia ou um modelo de imagem que é atribuída a grupos sociais ou pessoas, sendo um modo de conceituar as generalizações relacionadas a comportamentos ou características.
Muitas vezes, um estereótipo é visto como uma impressão sólida preconceituosa e que não possui uma fundamentação teórica, ou seja, são “rótulos”, pré-conceitos e “impressões” que são criados de forma generalizada pelo senso comum que pode englobar comportamentos, culturas, roupas, aparências, entre outros aspectos.
Essa conceituação de estereótipo foi cunhada pelo escritor estadunidense Walter Lippmann no ano de 1922. Porém, desde aquela época, o termo “estereótipo” é bastante confundido com “preconceito”.
Isso ocorre justamente por estereótipo ser uma palavra que se converte facilmente em rótulos, ou seja, formas – quase sempre – depreciativas, pejorativas e que causam grande impacto negativo em quem é alvo deles.
Em grande parte das vezes, o estereótipo também pode ser criado automaticamente no subconsciente pela sociedade, sendo uma ação involuntária e automática causada pela sociedade, especialmente por causa das culturas e nos meios de comunicação (televisão, internet e programas humorísticos, por exemplo), mas até mesmo são conceitos relacionados com a geografia, história e crenças de um determinado lugar.
Por isso que o estereótipo é criado em conjunto com o desenvolvimento da sociedade, pois são as pessoas que padronizam variados aspectos (criam pressupostos) associados ao ser humano e suas atitudes.
Estereótipo é um termo que se avizinha com o racismo, com a xenofobia e com a intolerância religiosa, sendo estes estereótipos negativos. Existem estereótipos positivos, como o caso de o Brasil ser chamado de “país do futebol”, o que demonstra a qualidade do esporte e dos jogadores no país na visão do planeta.
Estereótipo de beleza
Estereótipo de beleza é a expressão utilizada para o suposto modelo padrão que predomina nas sociedades sobre os aspectos físicos de um indivíduo, ou seja, é o que determina o que é considerado belo.
É claro que o estereótipo de beleza costuma se alterar com o tempo, pois, até um tempo atrás, o estereótipo de beleza ideal era aquela pessoa que estava acima do peso, já que isso indicava que ela tinha dinheiro suficiente para comer e era uma visão de “saúde”.
Entretanto, o estereótipo atual é o oposto: o que é “bonito” hoje em dia é aquela pessoa que está no peso ideal para seu porte físico, idade e sexo, isto é, que está em boa forma física, mas com um foco maior na magreza.
O estereótipo de beleza também varia de país para país graças à cultura de cada um.