Estratégia é um plano, manobra ou estratagema para alcançar um objetivo ou resultado, com base em métodos e habilidades.
A palavra estratégia deriva do latim “ingeniosus”, que significa inteligente, vivo, penetrante, talentoso, hábil e também deriva do grego “stratēgia”, que significa “a arte de liderar ou comandar uma tropa”.
O pensamento estratégico pode ser aplicado em vários momentos, mas é comumente utilizado em nível de operações militares, como por exemplo, para vencer o inimigo em uma guerra.
Para estimular e desenvolver o pensamento estratégico, o indivíduo pode praticar jogos de estratégia como o xadrez, por exemplo, que força o jogador a pensar nos movimentos das peças para que faça as melhores jogadas e possa vencer a partida.
No sentido figurado, estratégia significa combinação engenhosa para conseguir algo, como por exemplo, usar habilidades e o pensamento estratégico para obter vantagem de alguma forma, e nessas circunstâncias, tem o mesmo significado de esperteza e astúcia.
Estratégia empresarial
Estratégia é um dos termos mais utilizados no ramo empresarial, principalmente pelos departamentos de planejamento estratégico, onde é aplicada com a função de melhorar a produtividade e os resultados da empresa.
Ela também é muito aplicada no departamento de marketing, conhecida como estratégias de marketing, que têm o objetivo de divulgar um produto ou marca da melhor forma possível, pensando em como atingir um possível consumidor e se esforçando para conquistá-lo e torna-lo fiel, contribuindo dessa forma para que o nível de vendas da empresa cresça cada vez mais.
A estratégia dentro de uma empresa é a grande responsável pelo seu sucesso ou por seu fracasso, por esse motivo, deve sempre ser praticada e desenvolvida, para que novas formas de negócios e novas oportunidades possam ser pensadas com o objetivo de aumentar os rendimentos da corporação.
Ainda dentro das empresas, existe um conceito de estratégia chamado SMART, que são as iniciais para Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançáveis), Realistic (Realístico) e Time-related (Com Prazo Definido) e esse conceito contribui para a definição de metas para que se alcance um objetivo.