Eucarionte é um substantivo masculino. O termo é formado pelas palavras gregas eu-, que significa “bem, correto, adequado”, mais karyon, que quer dizer “castanha, noz”, que se assemelha a “núcleo”.
O significado de Eucarionte é um ser uni ou pluricelular que possui a carioteca, isto é, uma membrana nuclear – o que quer dizer que o seu núcleo celular é desprendido do citoplasma por uma membrana, o que difere dos procariontes, já que estes não dispõem de carioteca.
Conforme a organização estrutural, as células são divididas em células procariontes e eucariontes.
O que mais se destaca nas células eucariontes é a riqueza em membranas.
As células eucariontes possuem um núcleo demarcado por um envoltório nuclear, que preserva as moléculas de DNA que existem nessa região. É no interior desse núcleo que acontece a duplicação do DNA e a síntese de RNA.
Uma célula eucarionte obtém energia para suas atividades através do processo de respiração celular, que acontece na membrana no interior das mitocôndrias.
Por curiosidade, estas células possuem a capacidade de fazer dois processos importante de divisão celular:
- Mitose: uma célula diploide origina duas células diploides equivalentes à célula-mãe,
- Meiose: uma célula diploide dá origem a quatro células haploides (isto é, há metade do número de cromossomos da espécie).
As células eucariontes, também chamadas de eucarióticas ou eucélulas, são bem mais aprofundados que as células procariontes, já que possuem membrana celular individualizada e diversos tipos de organelas, que são responsáveis por várias funções.
Das principais organelas encontradas, é possível citar:
- Os lisossomos,
- As mitocôndrias,
- O peroxissomo,
- O complexo golgiense,
- O retículo endoplasmático.
Grande parte dos animais e plantas são constituídos deste tipo de células.
Acredita-se que as células eucariontes surgiram através de um processo de melhoramento contínuo das células procariontes, embora não seja possível analisar o tempo desprendido para esse aperfeiçoamento na estrutura até originar o modelo que se reproduz na maioria das células. Porém, crê-se que tenha delongado milhões de anos.