Evolução é o substantivo feminino que dá nome ao movimento de navios quando mudam de direção, é o desenvolvimento ou transformação gradual de ideias, habilidades ou conhecimentos, é um movimento em uma atividade física, é o crescimento ou desenvolvimento pessoal.
O termo evolução vem do latim “evolutivo”, que tem o significado de desdobramento de algo.
Na biologia, existe a evolução genética, biológica ou orgânica, que é responsável pela mudança das características hereditárias dos seres vivos de geração para geração. Considerando-se a genética, a evolução é uma alteração na quantidade de genes e a mutação entre tais pode gerar novas características e até alterar aquelas que já existiam, e dessa forma, gerar diferenças hereditárias.
A evolução pode ser resultado de pesquisas e novas técnicas e habilidades que levam ao desenvolvimento de diversas áreas: um indivíduo que evoluiu na carreira; a evolução da tecnologia que traz produtos novos todos os anos; a evolução de conceitos e ideais da sociedade que resultam no crescimento mental dos indivíduos diminuindo preconceitos e a ignorância acerca de vários aspectos.
Como evolução da sociedade, também podemos considerar o fim da ditadura, a conquista do voto, o direito das mulheres de trabalharem e terem salários mais igualitários, entre outros.
Evolução também é um quesito julgado no desfile das escolas de samba no Carnaval. Nele, é avaliada e velocidade e a forma com que os membros da escola estão desfilando, como por exemplo os movimentos, a animação, se estão dispersos ou não e se estão girando. O ideal é que o desfile seja feito em harmonia, que se visto de cima, que esteja bem sincronizado e de forma contínua.
Teoria da Evolução
A Teoria da Evolução, também chamada de evolucionismo ou darwinismo. É a teoria que afirma que todos os organismos vivos que existem atualmente são resultado da evolução lenta e progressiva de espécies existentes no passado.
Os responsáveis por essa teoria são Charles Darwin e Alfred Wallace, que iniciaram suas pesquisas acerca do tema por volta do século XIX.