Evolucionismo significa um tipo de teoria que protege/defende o processo de evolução das espécies de seres vivos, por meio de modificações lentas e progressivas de acordo com o ambiente em que habitam.
A teoria do evolucionismo foi desenvolvida e elaborada por vários cientistas a fim de explicar as transformações sofridas pelas várias espécies de seres vivos ao longo do tempo, em relação com o meio ambiente em que vivem.
O inglês Charles Darwin foi o principal cientista ligado ao evolucionismo, que em 1859 publicou a obra “A Origem das Espécies”.
Darwin é um importante personagem que iniciou a tese que deu origem à Teoria da Evolução das Espécies.
Charles Darwin desenvolveu um conjunto de estudos no século XIX que deu início ao Darwinismo, uma teoria considerada como sinônimo do evolucionismo, o que consagrou Darwin como o pai da “teoria da evolução”.
Essa teoria de Darwin afirma que cada espécie segue um processo de mudança que é realizada através de uma seleção natural.
De acordo com o darwinismo, os ambientes são capazes de “selecionar” os organismos mais apropriados para habitar determinado local, a essa doutrina Darwin deu o nome de seleção natural.
Com a descoberta de novas ciências e ramos, como a Mutação e a Genética, houve uma evolução dos estudos apresentados por Charles Darwin. Essa evolução é o que se chama Neodarwinismo.
O neodarwinismo trouxe novas descobertas que até então estavam ocultas nas pesquisas de Darwin.
De acordo com o conceito de evolucionismo, os seres humanos tiveram origem a partir de um processo de evolução de espécies extintas.
O francês Jean Baptise Lamarck foi um dos cientistas que apresentou um estudo que afirmava que os seres vivos teriam surgido de uma evolução de animais primitivos.
O evolucionismo é uma teoria contrária ao criacionismo, vez que o criacionismo afirma que a criação das espécies é tida com a participação de algum ser divino.
Enquanto no evolucionismo a multiplicidade de seres existentes é obra das modificações/evoluções progressivas e lentas originadas por meio das transformações das espécies causando sua evolução, no criacionismo a vida seria uma obra de uma entidade divina.
O conceito de criacionismo se baseia na afirmativa de que Deus é o ser responsável por tudo que existe no mundo e todo o tipo de ser que nele mora também é obra resultante da intervenção divina.
O evolucionismo social ou “Racismo Científico” ou “Darwinismo Social”, diz que para haver a evolução, os seres vêm de uma característica inicial animalesca para depois se desenvolverem alcançando formas cada vez mais evoluídas conforme se tornam mais civilizados.
A teoria do evolucionismo social contribuiu para intensificar a ideia de que algumas sociedades humanas deveriam exercer domínio sobre outras, acreditando que dominando os “inferiores” seriam capazes de ajudá-las em seu desenvolvimento e civilizá-las.
Evolucionista é aquele (ou que) defende ou que é partidário dos princípios relacionados ao evolucionismo.
O evolucionismo cultural está relacionado à classificação dos diferentes tipos de culturas humanas em sociedades menos ou mais evoluídas.
Com a publicação da obra “A Origem das Espécies” de Darwin, tal pensamento da evolução ganhou bastante força na época.
O evolucionismo teísta, ou evolução teísta, refere-se a uma filosofia criacionista que busca conciliar a teoria da evolução e a ideia de um ser divino.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.