Inerente é uma palavra que chega até a língua portuguesa a partir de uma forma…
Extrajudicial é um adjetivo de dois gêneros derivado da junção dos termos extra + judicial. Extra vem do Latim extra que significa “além de, fora, por exceção” e judicial vem do Latim judicialis que significa “relativo à justiça ou juiz”.
O significado de extrajudicial é o que é conseguido sem protocolo judicial, ou seja, algo que não se faz sob a autoridade judiciária.
Um processo extrajudicial, por exemplo, é uma ação intermediada por um advogado que acaba por não ser levada para a justiça geralmente por ser resolvida de forma amigável ou conciliável.
Há também uma palavra derivada de extrajudicial, que é a extrajudicialização. Esse tipo de procedimento, que está no direito de todo brasileiro e tem a função de “desafogar” o poder judiciário ao trazer a competência uma jurisdição voluntária – foro extrajudicial – para certos procedimentos com uma menor complexidade. É um modo de resolver assuntos judiciais extrajudicialmente.
Cada estado e empresa geralmente tem seu setor extrajudicial – Extrajudicial SP e Extrajudicial CNJ, por exemplo.
Uma notificação extrajudicial é um tipo de ferramenta utilizada por advogados no início de uma tentativa de conciliação amigável, sendo a documentação inicial das provas reunidas até o momento. Também é um modo de levar o conteúdo de um documento legal e oficial ao conhecimento de terceiros.
A notificação extrajudicial é feita em um Cartório de Registros de Títulos e Documentos. Seus modelos geralmente vem divididas em: notificante, notificado, teor da notificação e assinatura do notificante.
Há notificações extrajudiciais de cobrança, para imóveis, comprimento de contrato, despejo entre outas.
Após o envio de uma notificação extrajudicial existe a possibilidade de ocorrer uma contra notificação extrajudicial.
Extrajudicial em inglês é extrajudicial.
Um acordo extrajudicial é aquele que ocorre sem necessidade de homologação, ou seja, fora do âmbito judicial. Ele apenas ocorre – e é válido – quando as partes em questão entram num consenso por meio de um advogado, assinando e registrando um acordo perante testemunhas no Cartório de Notas.
Apenas se o acordo não for cumprido ou não for concretizado que ele deverá ser levado às mãos da justiça.
Uma cobrança extrajudicial é aquela que, além de ocorrer fora do âmbito judicial também é feita de modo amigável – contatando o devedor para que haja um acordo de cobrança amigável.
Diferentemente do acordo extrajudicial e da notificação extrajudicial, a cobrança extrajudicial ocorre sem que nenhum advogado interfira em seu decorrer. É geralmente realizada por empresas especializadas em cobranças.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.