Faniquito é um substantivo masculino utilizado para designar quem tem um ataque nervoso curto. É uma espécie de chilique que alguém manifesta em determinadas situações.
O que é Faniquito:
Normalmente, as crianças são as mais propensas a cometerem faniquitos. Quando as mesmas não têm suas vontades realizadas, costumam ficar bastante mal-humoradas e furiosas. Em muitas situações, choram, sapateiam e têm ataques de gritos.
No entanto, esse tipo de comportamento não ocorre somente com crianças. Muitos adultos e “celebridades” costumam reagir dessa forma também, isso quando não conseguem ter seus desejos satisfeitos, cometendo, muitas vezes, faniquitos até piores do que muitas crianças.
Observe o exemplo desse vocábulo em algumas frases logo abaixo:
“Joana deu o maior faniquito quando sua mãe não lhe deu um novo carro de presente.”
“Uma atriz brasileira fez o maior faniquito em um show, simplesmente, porque um fã pulou no palco.”
Veja alguns sinônimos para o termo faniquito:
- Ataque;
- Fricote;
- Piti;
- Ataque nervoso;
- Siricutico
- Ataque histérico.
Faniquito e Siricutico no Mosquito – Livro
Faniquito e Siricutico no Mosquito é o nome de um livro que conta a história de um mosquito chamado Frederico que se achava o centro do universo. Ele era muito atrevido e não aceitava a opinião de ninguém, vivia dando faniquito e siricutico. Até que um dia, viu que não conseguiria alcançar seus objetivos se não aprendesse a ser mais educado, mudar de atitude e, principalmente, utilizar as palavrinhas mágicas.
Jonas Ribeiro é o autor desse livro. Ele é um paulista apaixonado pela literatura, tendo em seu repertório inúmeras obras para o público infanto-juvenil.
Dentre suas publicações podemos citar: A bicicleta voadora, Gavetas, O carrinho movido a carinhos, Dando bom dia pra cavalo e muitas outras histórias divertidíssimas para toda a criançada.