Fauna é um substantivo feminino. O termo tem origem na palavra em Latim “Fauna”, que teria sido a deusa romana (e esposa do deus Fauno) que protegia a fertilidade dos rebanhos e protegia a terra.
Significado de Fauna
Fauna é a expressão usada para designar um conjunto de espécies animais um determinado espaço geográfico ou temporal.
Flora é o termo usado para o conjunto de plantas, flores e vegetais.
Entende-se, portanto, que ambos conceitos são similares, porém sua diferença está presente no grupo que cada um representa. Ambos também são dependentes um do outro para a sobrevivência e manutenção das espécies.
Tipos de fauna
A biosfera é a camada do planeta em que os seres vivos habitam, ou seja, ela é o conjunto de todos os tipos de fauna e/ou ecossistemas. A biodiversidade está presente na fauna, já que existe uma grande variedade de seres vivos (animais e plantas).
Há vários tipos de fauna – que possuem suas variações conforme a região da Terra e, claro, das condições climáticas que nela existem.
Por isso, a fauna pode ser classificada por especificidades e dividida em dois grandes grupos: a fauna doméstica e a fauna silvestre.
O primeiro grupo aborda os animais que são utilizados na alimentação dos seres humanos e que precisam de intervenção humana para serem alimentados e se desenvolverem.
O segundo grupo está relacionado aos animais que não necessitam de intervenção humana para sobreviver ou se alimentar – ou seja, eles podem sobreviver sozinhos no meio ambiente onde pertencem.
Um dos melhores e maiores exemplos de fauna silvestre é a Floresta Amazônica. Sua diversidade é uma das maiores do mundo, e corresponde a 60% do território brasileiro – com mais de 7 milhões de quilômetros quadrados.
Além disso, a fauna da Amazôniapertence também à fauna brasileira.
A fauna brasileira, como um todo, é rica e variada graças aos vários tipos de ecossistemas existentes no Brasil. O país é composto por vários tipos de fauna, como, por exemplo, a fauna da caatinga, a fauna do pantanal, a fauna do cerrado e a fauna da Floresta Atlântica.
É importante lembrar que a fauna presente no pantanal brasileiro, por exemplo, está presente no pantanal de outros países, como a Bolívia ou Paraguai (pois compartilham o ambiente com nosso país), sendo que esta, portanto, não se limita a apenas um local.
Outras variações de fauna
Entre outras variações de fauna, pode-se destacar:
- Fauna Ictiológica: subdivisão que é formada por peixes,
- Fauna Marítima: tipo de fauna composta por animais que habitam mares e oceanos (peixes, mamíferos e moluscos, por exemplo),
- Fauna Sinantrópica: tipo de fauna composta por animais que convivem próximos aos seres humanos, mas que não são domésticos. Exemplos são os pombos, mosquitos, ratos e morcegos. A característica desta fauna é que esses animais podem transmitir doenças ou ameaçar os seres humanos.
Existe uma data estabelecida para o Dia da Defesa da Fauna: 22 de setembro. Este dia tem como objetivo trazer reflexão sobre a importância da fauna para a sociedade humana, pois depende-se dos animais para a sobrevivência de nossa espécie.