Fênix é uma ave lendária da mitologia grega, que morria, porém depois de alguns momentos renascia das suas próprias cinzas. O pássaro fênix, antes de morrer, obstruía em combustão, para em seguida renascer.
A fênix era dona de uma ampla força, hábil de carregar pesadas cargas durante seu vôo, atingindo ao ponto de transportar até mesmo elefantes.
O termo fênix nomeia um pássaro mítico, uma figura lendária que representa a superação. A mitológica Fênix morria em combustão e renascia, depois de algum tempo, das suas próprias cinzas, como dito anteriormente. Outros símbolos anexos à Fênix são o sol, o fogo, a vida, a felicidade, a ressurreição, a força, a renovação, a longevidade e a imortalidade.
Estudiosos crêem que a lenda da Fênix teve sua origem no Oriente, tolerando ajustamentos pelos povos do Ocidente ao longo dos anos. Na Antiguidade, o pássaro era um ser respeitado por diversos povos como os egípcios, os chineses e os gregos. No Egito, a Fênix era de maneira especial contemplada pelos residentes de Heliópolis, onde era vista como a reencarnação do deus Rá.
A ave, de acordo o ponto de vista da mitologia grega, é a mais bela dos animais e simula esperança e o aviso de prosseguimento da vida após a morte. As penas que cobrem a Fênix e sua plumagem, brilham em cinco cores, azul, roxo, branco, dourado e vermelho. Curiosamente, a genealogia do termo vem de uma tradução confusa de um historiador grego, que se ludibriou ao atribuir o nome da palmeira (phoinix, em grego) ao pássaro.
No fim de cada ciclo de vida, a fênix se queimava em uma pira funerária. A vida longínqua da fênix e o seu renascimento das próprias cinzas a transformaram em símbolo do renascimento espiritual e da imortalidade.
É bastante interessante observar que a figura da Fênix aparece em variadas culturas antigas. No entanto, sua simbologia e significado originais são conservados, de maneira que, nas culturas egípcia, grega e chinesa, ela mantém a representação de ave lendária e admirável, assim como seu simbolismo de ressurreição.
A fênix também tem a capacidade de se converter em uma ave de fogo bastante parecida com uma águia. Pela sua morte distinta, a fênix se tornou um símbolo de força, da imortalidade e do renascimento. É uma das formas mais concebidas pelas pessoas que fazem tatuagens pelo corpo.
Ao encontro da definição transportada pelo mito da Fênix, quem opta pela a sua imagem busca mostrar sua tendência de superação, em consequência de ter superado uma ampla tristeza sofrimento.
Levando em conta a riqueza de detalhes, é freqüentemente feita nas costas e selecionada tanto pelo gênero feminino como pelo gênero masculino. A localidade é uma das favoritas porque como se aborda um desenho com excesso de detalhes, necessita de um espaço maior. A cor também é outro ponto forte da tatuagem de fênix, se costuma utilizar tonalidades intensas, como o vermelho ou fazer somente em preto, com detalhes sombreados.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.