Fidelidade é o substantivo feminino que dá nome aquele que é fiel, que tem lealdade, que possui fé e verdade.
Essa qualidade é extremamente importante dentro de qualquer tipo de relacionamento, seja amoroso, familiar, de amizade e até no relacionamento de empresas com seus clientes.
A fidelidade indica que a pessoa manterá sua palavra, seus compromissos, estará sempre com o outro quando ele precisar e não o decepcionará com palavras e atitudes.
Dentro do contexto das empresas, existem os Programas de Fidelidade que incentivam os clientes a se manterem fiéis, adquirindo sempre os produtos da mesma empresa, porque em troca recebem recompensas como descontos ou produtos grátis.
A palavra fidelidade também é utilizada para indicar que algo foi feito com exatidão ou que expressa verdade, como por exemplo, quando se diz que uma entrevista impressa na revista é uma cópia fiel das palavras ditas pessoalmente pelo entrevistado, significa que ela foi feita com fidelidade, ou seja, exatamente como foi falado originalmente.
No ramo da tecnologia, existe a Hi-Fi, que é uma abreviação de “High Fidelity” ou “Alta Fidelidade”, que é a busca de um padrão de som e imagem o mais idênticos possível com o original. Em um aparelho de som, por exemplo, busca-se qualidade mais parecida possível do som original e o mesmo pode ocorrer com uma imagem, onde a reprodução possui qualidade tão boa quanto a original.
Os religiosos costumam louvar a fidelidade, que é uma característica de Deus, usando a expressão “Deus é fiel“, que significa que Ele se mantém ao lado de seus seguidores e não os abandona e também espera a mesma fidelidade a Ele.
O poeta e compositor Vinicius de Moraes escreveu o Soneto de Fidelidade, canção que enaltece o amor em quatro estrofes.
A palavra “fidelidade” vem do latim “fidelitas“, que é a qualidade de quem é “fiel”, palavra proveniente do latim “fidelis“. Uma expressão comum no latim “Semper Fidelis” é muito utilizada nos Estados Unidos, como um lema do Corpo dos Fuzileiros Navais do país.