Figa é um talismã no formato de uma mão fechada, com o polegar introduzido entre o indicador e o dedo do meio. Ela é atualmente usada para proteção contra perigos, maus presságios e forças do mal.
Os significados de figa estão, quase todos, associados à superstição, como sendo um sinal de proteção contra a má sorte e os perigos em geral.
Um dos seus significados faz uma associação a um gesto, onde se cruzam o dedo médio e o indicador.
Nos países ocidentais, fazer este gesto tem uma simbologia que remete aos significados do termo, ou seja, quando as pessoas o fazem, estão se protegendo contra coisas más.
Dessa forma, podemos afirmar que o significado de figa está relacionado com proteção, ou como um amuleto da sorte, símbolo de boa fortuna.
A simbologia presente na figa nasceu na Itália, com o nome de manofico. Fico, em latim, designa figo, e na antiga Roma, o figo era o símbolo do órgão sexual feminino. Já a palavra mano significa em latim mão, sendo que na época clássica, o polegar era um símbolo do órgão sexual masculino.
Por isso, o símbolo da figa era muito usado pelos etruscos, como um símbolo de fertilidade, sexualidade e erotismo.
No que toca à figa com os dedos indicador e médio, ambos cruzados, teve origem entre os século I e IV, durante as perseguições feitas aos cristãos. Este gesto era um símbolo subtil usado para fazer o sinal da cruz, sem que atraíssem muita atenção. Assim evitavam ser atacados.
Chegou ao Brasil com a colonização europeia, e rapidamente foi incorporada às religiões afro-brasileiras. A figa passou a ser usada como um símbolo de proteção contra espíritos ou contra energias negativas.
Assim sendo, a figa passou a ser usada como um amuleto, ajudando a fechar o corpo de quem o usa contra forças malignas, protegendo os seus portadores.
A figa passou a ser assim a figa da sorte, existindo atualmente o pingente de figa, ou pingente figa, para que as pessoas sejam acompanhadas da boa sorte, fortuna, durante todo o dia, e estando protegidas contra os maus espíritos e maus olhados.
Mas nem para todos é símbolo de sorte, na Turquia considera-se um gesto indecoroso, obsceno, considerado ofensivo, pois para os turcos a figa representa o ato sexual, mas de uma forma pejorativa, banal, e vulgar.
Quanto à figa de azeviche, esta é conhecida por causa do material de que é feita – o azeviche. Este é uma espécie de madeira fossilizada, negra, cuja aparência é de carvão.
O azeviche carrega significados simbólicos, e de acordo com a superstição, ele tem a capacidade de absorver as energias negativas, o medo e o mal. Por essa mesma razão, o azeviche é conhecido como “Pedra do Luto” e “Pedra do Exorcismo”.
A figa de guiné é uma das mais tradicionais figas, sendo ela feita de madeira guiné. O amuleto é também designado de guiné.
Segundo alguns conhecedores, a figa de guiné é designada dessa forma por ter sido trazida para o Brasil pelos africanos da Guiné Bissau.
É tão famosa que existe até uma canção de enorme sucesso da cantora Alcione, chamada “Figa de Guiné”, a qual foi escrita por Nei Lopes e Reginaldo Bessa.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.