Filantropia é um substantivo feminino com origem no termo grego philanthropia, que significa “amor à humanidade”.
O que é Filantropia:
O significado de Filantropia, com a mesma ideia de sua origem, é a atitude de ajudar o próximo, ou seja, agir com humanitarismo.
É um ato de beneficiar alguém que necessita. Muitas ações fazem parte da filantropia, como, por exemplo: fazer caridade através de donativos (roupas, comida ou dinheiro, entre outros), assim como trabalhar como voluntário em uma causa que vise ajudar os demais – direta ou indiretamente.
As Organizações Não-Governamentais (ONGs) são instituições que trabalham em prol da filantropia, objetivando ajudar comunidades, pessoas e animais, tanto do país de origem como qualquer outro.
Essa é uma das maiores manifestações de filantropia: o voluntariado é uma forma de contribuir e investir parte do tempo de uma pessoa em favor de uma causa solidária, sem receber nenhum valor financeiro de retorno – o objetivo é somente se sentir bem e fazer o bem.
Erroneamente, vemos o conceito de filantropia ser relacionado as ações de responsabilidade social das organizações. Contudo, o significado original da filantropia não se refere a esse ponto, mas sim com as ações realizadas por um indivíduo em benefício de outro indivíduo.
O termo filantropia está ligado com o Terceiro Setor: este alcança lugares onde até mesmo os recursos disponibilizados pelo governo (e mesmo as empresas) não chegam.
Por isso, comparar filantropia com as ações de responsabilidade social de uma organização é errado. As ações da empresa, na maioria dos casos, podem ser vistas como uma maneira de realizar marketing, isto é, promover a empresa.
As igrejas, hospitais, escolas e ONGs são os locais que mais praticam a filantropia.
Caridade é um termo que pode ser associado como sinônimo de filantropia.
Já a misantropia é o antônimo da palavra filantropia: alguém que não se sente confortável com a vida em sociedade, que possui aversão e repulsa à humanidade ou aos indivíduos.