Filantropo é, para a língua portuguesa, um substantivo e um adjetivo masculinos.
O termo tem origem na palavra grega philanthropos, que significa “amigo da humanidade” ou “amor à humanidade”.
O que é Filantropo:
O significado de Filantropo é uma característica de uma pessoa de sentir amor pela humanidade, isto é, um indivíduo altruísta, que sente amor pela humanidade sem esperar nada em troca, nenhuma recompensa.
Uma pessoa que pratica a filantropia, normalmente, atua em obras de caridade e tem como objetivo de ajudar os outros indivíduos e a humanidade em geral pelo carinho que sente por ela.
Um filantropo não faz distinção entre as pessoas, e por isso, não se importa com raça, orientação sexual, opção religiosa ou qualquer outro aspecto individual. O filantropo possui apenas a ideia de ajudar o próprio e não somente por ações de caridade – ele pode ainda ajudar financeiramente as pessoas que mais necessitam (aquelas que geralmente estão à margem da sociedade), assim como fornecer tempo e atenção para pessoas ou causas importantes.
Muitos filantropos são encontrados nos hospitais, escolas e igrejas.
A palavra filantropo, pelo português escrito e falado no Brasil, não possui acento. Contudo, o termo é pronunciado como “filantrôpo”.
Em inglês, o termo filantropo é traduzido como philanthropist.
O oposto do termo filantropo é misantropo – pessoa que possui ódio e aversão pela humanidade e ao contato social. É uma pessoa que prefere ficar sozinha e não confia em ninguém.
Algumas palavras podem ser sinônimas de filantropo:
- Abnegado,
- Altruísta,
- Benemerente,
- Benemérito,
- Benfeitor,
- Desprendido.
- Humanitário,
- Voluntário,
Já os antônimos de filantropo são:
- Antropófobo,
- Egocêntrico,
- Egoísta,
- Individualista,
- Interesseiro.
- Intratável,
Diversas pessoas famosas filantropas. Dois exemplos são:
- Bill Gates e Warren Buffett: projeto The Giving Pledge que incentiva a doação de fortunas para a caridade (projetos sociais, educacionais, entre outras áreas filantrópicas). O foco do programa é convencer as famílias e indivíduos mais ricos dos Estados Unidos para doarem pelo menos metade de suas fortunas.
- Gustavo Kuerten (Guga): fundou o Instituto Guga Kuerten (IGK) que promove ações filantrópicas educativas, esportivas e sociais.
Em 2012, Mark Zuckerberg, criador do Facebook, realizou uma doação de US$ 500 milhões para a educação e saúde.
Não precisa ser rico ou milionário para ser filantropo. Ações simples e pequenas, mas feitas com boa intenção estão ao alcance de toda a população.