Flâmula tem vários significados, sendo os mais usuais: Bandeira, pequena chama. Pode ser usado o termo flâmula para designar, também:
- Galhardete;
- Peça de pano de forma quadrangular com as cores de uma nação, ou agremiação (bandeira nacional, por exemplo);
- Enfeite em forma de bandeira pequena, comprida mas estreita, e sua extremidade é uma ponta.
Um dos significados pode corresponder ainda à forma diminutiva de flama, que deriva do termo latino flammula,ae.
O que é uma Flâmula:
Flâmula significa galhardete, ou então pequena bandeira de forma triangular. Significa também pequena chama.
Dependendo do uso que damos a esse termo, os significados tamém podem variar.
Por exemplo, na Marinha, o significado de flâmula se prende a uma bandeira que é elevada no mastro. São muito usadas em navios de batalha, e estas, normalmente, têm as cores da nação. Quando isso acontece, significa que que o navio está sendo capitaneado por um oficial.
Mesmo nos navios pequenos, as flâmulas são usadas, neste caso na proa, e significando que nele viaja um oficial.
Se olharmos para o caso da Marinha Brasileira, sua flâmula de comando tem 21 estrelas, e nesses casos um oficial da Marinha está comandando a embarcação.
As flâmulas são usadas ainda para organização, esportivas ou militares, por exemplo, sendo um símbolo ou insígnia da organização.
Os significados e usos das flâmulas são vários. Elas podem ser penduradas num instrumento musical, por exemplo, normalmente de sopro, como o trompete. Uma bastante usada é a para trompete triunfal.
Nesse caso em particular, é usada em cerimônias, e na pequena bandeira estão presentes símbolos específicos que estão relacionados com a cerimônia em causa.
Os significados dados ao termo, por exemplo, no Hino Nacional Brasileiro, se prende ao sinônimo bandeira. É fácil vermos isso nos versos do hino.
Em inglês, os significados da palavra são os mesmos que em português, e significa bandeira (normalmente usada nos navios).