Frustração é uma emoção ou sentimento quando algo que não se espera acontece. Pode ser algo que não ocorreu como foi planejado pela pessoa.
Proveniente do Latim “frustari” que significa enganar ou fazer errar, originária de “frusta” que significa erro ou ato feito em vão. Também é associada com “fraus” que tem sentido de mentira.
Frustração é uma sensação de tristeza, aborrecimento ou desolação que acompanha uma pessoa quando ela não consegue realizar algum desejo ou sonhos importantes.
Esse é fato muito comum na vida de muitas pessoas, mas nem todas reagem da mesma forma. Algumas a aceitam como um processo de crescimento e amadurecimento, porém, outras não conseguem aceitar muito bem tal sentimento e acabam sofrendo de maneira muito intensa, chegando mesmo a ter um quadro grave de depressão.
Esse grau de intensidade ocorre de acordo com a expectativa que se cria em relação ao objetivo a ser alcançado, isto é, quanto maior for a esperança de que algo se realize, maior será a decepção caso o fato não seja consumado.
A frustração pode ter várias causas como, por exemplo, autoestima baixa, falta de confiança em si mesmo, decepção no trabalho, nos relacionamentos, dentre outros.
Geralmente, esse fato pode ser comparado com outros tipos de sensações como raiva, medo, desgosto, tristeza, rancor, etc.
Podem ser usados outros sinônimos para descrever o termo frustração, tais como:
- desapontamento
- desaponto
- insatisfação
- desilusão
- insucesso;
- decepção
- desgosto
- desencantamento
- desencanto
- fracasso.
Frustrado
O termo frustrado pode se referir a uma pessoa que não conseguiu realizar a sua vontade, o seu desejo, seus sonhos. É um adjetivo utilizado para designar quem se sente um fracasso ou um derrotado.
Veja algumas reações típicas de pessoas frustradas:
- raiva;
- desânimo;
- fuga da realidade;
- procura de compensação nas drogas, álcool, etc.
Frustração e a Psicologia
Para os psicólogos, a frustração está relacionada à privação de um sentimento extremamente importante para o ser humano, que é a satisfação.
Ela é vista como uma síndrome que carrega vários sintomas emocionais. Sintomas estes, que se não forem diagnosticados e tratados por especialistas no assunto, podem trazer problemas psicológicos graves, podendo levar a pessoa até mesmo a cometer suicídio.
Há pessoas que só conseguem se livrar da frustração psicológica com tratamento. Já outras aprendem a lidar com ela, ou seja, aprendem que na vida nem sempre todos os seus desejos e sonhos poderão ser realizados e que isso faz parte do crescimento do ser humano.