Função é um substantivo feminino e indica um exercício, uma missão, um cargo, uma utilidade, uma incumbência ou um entendimento.
A palavra função não se abstém em apenas um significado, ela expressa vários significados em diferentes áreas.
Na área da biologia:
Função é a ação competente de cada órgão de um sistema, que operam para o funcionamento de um ser vivo. Pode ser relacionado também ao trabalho de uma determinada máquina ou instrumento que desempenha um serviço.
Exemplo: Função respiratória; Função renal; Função digestória.
Na área da gramática:
Função é o desempenho de uma palavra na frase ou oração.
– Função sintática: Uma função sintática é considerar a frase de maneira que a mesma, não fique análoga à classe gramatical. A função sintática é formada por uma frase com sujeito, verbo e objeto (direto ou indireto).
Exemplo: A Márcia olhou um álbum lentamente.
Aplicando as Funções Sintáticas:
* A = É um artigo (na classe gramatical). Na função sintática se trata de adjunto adnominal. Os adjuntos adnominais são os artigos presentes no sujeito.
* Márcia = Substantivo (na classe gramatical). Na função sintática se trata do núcleo do sujeito. Ou seja, “A Márcia” é o sujeito. Como Márcia é a palavra de maior importância do sujeito, é considerado o núcleo do sujeito. No sujeito, pode haver mais de um núcleo do sujeito.
* Olhou = É o verbo (na classe gramatical). Na função sintática, os verbos são decompostos na transitividade. Verbos Intransitivos são os que não necessitam de complemento para terem algum sentido.
* Um = Um é o artigo (na classe gramatical). Na função sintática, se um se encontrasse no sujeito, seria um adjunto adverbial.
* Álbum = é o substantivo (na classe gramatical). Na função sintática, se trata do núcleo do predicado. Então, um livro é o predicado da frase.
Na área da matemática:
Função é alguma relação entre dois ou mais conjuntos. É a correlação entre uma propriedade de duas variáveis.
Algumas funções matemáticas:
– Função exponencial: A função é exponencial quando sua variável é achada no expoente de um número real, sendo que esse número deve ser maior que o valor zero e diferente de um.
– Função quadrática: A função é quadrática ou função polinomial do 2º grau, onde uma função (f) de IR em IR dada por uma regra da forma f(x) = ax2 + bx + c, onde a, b e c são números reais ou 0.
– Função inversa: A cargo da função inversa é criar funções através de outras. Uma função é inversa quando é bijetora, ou seja, os pares classificados da função f deverão concernir à função inversa.
Na área da química:
Função é o grupo de átomos que se aplicam a um conjunto de substâncias, e suas moléculas estão presentes, um desempenho químico específico e/ou uniforme.
Relacionado ao Brasil:
Função é uma expressão utilizada regionalmente e que denota baile, festa com dança, fandango, reunião alegre ou divertimento.
Relacionado à área jurídica:
Função são as grandes repartições da atividade do Estado, na aquisição de seus desígnios jurídicos (função administrativa, legislativa, executiva, judiciária). São consideradas também obrigações, direitos ou atribuições dadas a uma pessoa a partir de seu exercício profissional.
O significado de função é bastante abrangente e comumente usado na língua portuguesa.