Função é um substantivo feminino e indica um exercício, uma missão, um cargo, uma utilidade, uma incumbência ou um entendimento.
A palavra função não se abstém em apenas um significado, ela expressa vários significados em diferentes áreas.
Função é a ação competente de cada órgão de um sistema, que operam para o funcionamento de um ser vivo. Pode ser relacionado também ao trabalho de uma determinada máquina ou instrumento que desempenha um serviço.
Exemplo: Função respiratória; Função renal; Função digestória.
Função é o desempenho de uma palavra na frase ou oração.
– Função sintática: Uma função sintática é considerar a frase de maneira que a mesma, não fique análoga à classe gramatical. A função sintática é formada por uma frase com sujeito, verbo e objeto (direto ou indireto).
Exemplo: A Márcia olhou um álbum lentamente.
Aplicando as Funções Sintáticas:
* A = É um artigo (na classe gramatical). Na função sintática se trata de adjunto adnominal. Os adjuntos adnominais são os artigos presentes no sujeito.
* Márcia = Substantivo (na classe gramatical). Na função sintática se trata do núcleo do sujeito. Ou seja, “A Márcia” é o sujeito. Como Márcia é a palavra de maior importância do sujeito, é considerado o núcleo do sujeito. No sujeito, pode haver mais de um núcleo do sujeito.
* Olhou = É o verbo (na classe gramatical). Na função sintática, os verbos são decompostos na transitividade. Verbos Intransitivos são os que não necessitam de complemento para terem algum sentido.
* Um = Um é o artigo (na classe gramatical). Na função sintática, se um se encontrasse no sujeito, seria um adjunto adverbial.
* Álbum = é o substantivo (na classe gramatical). Na função sintática, se trata do núcleo do predicado. Então, um livro é o predicado da frase.
Função é alguma relação entre dois ou mais conjuntos. É a correlação entre uma propriedade de duas variáveis.
Algumas funções matemáticas:
– Função exponencial: A função é exponencial quando sua variável é achada no expoente de um número real, sendo que esse número deve ser maior que o valor zero e diferente de um.
– Função quadrática: A função é quadrática ou função polinomial do 2º grau, onde uma função (f) de IR em IR dada por uma regra da forma f(x) = ax2 + bx + c, onde a, b e c são números reais ou 0.
– Função inversa: A cargo da função inversa é criar funções através de outras. Uma função é inversa quando é bijetora, ou seja, os pares classificados da função f deverão concernir à função inversa.
Função é o grupo de átomos que se aplicam a um conjunto de substâncias, e suas moléculas estão presentes, um desempenho químico específico e/ou uniforme.
Função é uma expressão utilizada regionalmente e que denota baile, festa com dança, fandango, reunião alegre ou divertimento.
Função são as grandes repartições da atividade do Estado, na aquisição de seus desígnios jurídicos (função administrativa, legislativa, executiva, judiciária). São consideradas também obrigações, direitos ou atribuições dadas a uma pessoa a partir de seu exercício profissional.
O significado de função é bastante abrangente e comumente usado na língua portuguesa.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.