Futilidade é a qualidade daquilo que é fútil. O substantivo feminino futilidade pode ser entendido ainda como a característica de quem se dedica a coisas que não tem importância, de quem se ocupa com ações, pensamentos ou palavras qualificadas como irrelevantes, superficiais.
Nossa sociedade está repleta de futilidades sedutoras, que levam os cidadãos a despenderem seu tempo em atividades efêmeras, quem não fazem diferença em nenhum sentido, coisas insignificantes que prendem a atenção e o empenho de pessoas de todas as idades. Em nossa sociedade voltada para o consumo e para a valorização do “eu”, a futilidade está presente em todos os cantos.
As pessoas dedicam-se às redes sociais, a comprar produtos que não precisam, a ouvirem músicas e assistirem filmes descartáveis, a bradar valores que não seguem ou não acreditam, tudo para parecerem coisas que não são ou para sentirem-se aceitos em grupos efêmeros, num festival de futilidades interminável.
Contudo, a futilidade em si não é algo negativo, qualquer um tem o direito de se dedicar a algo inútil e insignificante quando assim quiser, afinal cada um faz o que bem entender de sua vida. Porém, torna-se algo preocupante quando se constata que a futilidade é algo predominante nas atividades exercidas pelas pessoas em seu tempo livre.
Alguns sinônimos de futilidade são os termos:
- inutilidade,
- bugiganga,
- trivialidade,
- frivolidade,
- ridicularia,
- frioleira,
- superficialismo,
- insignificância,
- vulgaridade,
- parvoíce,
- superfluidade,
- infantilidade,
- nugacidade,
- inépcia,
- criancice,
- tolice,
- excrescência,
- vaidade,
- banalidade
Algumas frases com o termo futilidade:
“Fico triste em ver uma moça tão bonita e inteligente gastando toda a sua vida mergulhada em toda essa futilidade”;
“Esse final de semana quero descansa a minha cabeça, não quero me ocupar de nada que não seja da mais absoluta futilidade.”