Futricado é uma palavra que derivou do termo latino “puter”, que tinha o significado de podre, de murcho, também se referindo a excrementos. A palavra passou para o francês como futre, com o mesmo sentido e começou a ser usada em português com o sentido de futrico, ou futricar.
O que é futricado?
Futricado é um termo que pode ser usado com vários sentidos, sendo praticamente uma gíria em português, mas sempre se referindo a sentidos pejorativos.
A palavra pode ter o significado de vasculhado, de importunado ou de prejudicado, sendo uma derivada do verbo futricar, que tem o sentido de fofocar, de fuxicar, ou mesmo de importunar alguém, mexer com algo ou alguma pessoa, provocar com palavras, intrometer-se na vida das pessoas para atrapalhar e prejudicar, ou também negociar de forma desonesta, fazendo alguma trapaça.
O futricado pode ser uma pessoa que tenha sido vítima de uma situação de fofocas, de fuxicos, ou que foi importunada por uma língua maldosa, tendo sido alvo de críticas ou de acusações infundadas, de calúnias e difamações.
Futricado também pode designar uma pessoa que se irritou com uma provocação brincalhona, que não teve maldades, mas que conseguiu magoar e deixar a pessoa irritada.
Uma pessoa futricada também pode ser alguém que tenha sido vítima de trapaça, que foi enganada em alguma negociação, que saiu em desvantagem de um empreendimento.
A palavra futricado também pode se referir a objetos, que também podem ser futricados, ou seja, que podem ser remexidos ou vasculhados, ou pode se referir ainda a roupas ou utensílios velhos e gastos, que não prestam mais, que são considerados trastes.
Com o mesmo sentido, podemos designar uma pessoa desprezível, sem qualquer importância social, como uma pessoa futrica, ou podemos considerar futricagem uma ação desonesta, que também pode ser chamada de fuquitrice.
No idioma francês, “foutriquet”, que deu origem a futricado em português, é mencionado no dicionário como “indivíduo desprezível, que não merece ser levado em consideração”.