Fwd é uma abreviação do termo originário do idioma inglês forward. A palavra forward pode ser traduzida para o português como “para frente”, “adiante”. A abreviatura fwd é conhecida dos brasileiros por causa de sua utilização técnica em correios eletrônicos ou e-mails.
No contexto da informática, mais precisamente no âmbito do envio e recebimento de mensagens através de e-mails, a abreviatura fwd tem o significado de encaminhar, significando que ao escolher essa opção o e-mail será encaminhado para aqueles endereços que o usuário determinar; da mesma forma quem recebe um e-mail e lê “fwd” no campo destinado ao assunto da mensagem tem a indicação de que aquela mensagem foi encaminhada pelo remetente a partir de outra mensagem que este havia recebido de outrem.
A utilização do fwd é bastante comum devido à sua praticidade. Quem recebe um e-mail importante ou interessante não precisa se dar ao trabalho de rescrever a mensagem, basta optar pela opção fwd/encaminhar e selecionar para qual ou quais contatos ele deseja que a mesma mensagem seja enviada.
Contudo, o problema do fwd é a sua ampla utilização para o envio de spans ou propagandas, bem como para o envio de e-mails sem interesse para muitos internautas como as famosas correntes ou mesmo para falsas campanhas humanitárias.
Fwd ou Front-Wheel Drive
No contexto da automobilística, também encontramos a utilização do fwd, contudo, neste âmbito, o seu significado é outro, não tratando-se de uma abreviação, mas sim de uma sigla para Front-Wheel Drive.
Front-Wheel Drive pode ser traduzido como “tração dianteira”, assim, no mundo dos veículos motorizados, sempre quando aparecer a sigla fwd, ela será uma referência ao fato de que determinados tipos de veículos tem a sua tração concentrada nas rodas da frente, designando também que o motor está na parte da frente do veículo, pois se a tração é dianteira temos a indicação que o motor está na dianteira do automóvel.
Diferentemente do fwd, temos os veículos identificados como awd ou All-Wheel Drive, termo que pode ser traduzido como “tração integral”, ou seja, nesse tipo de veículos a tração está nas quatro rodas.