G6 é a forma abreviada de Gulfstream G650, um modelo de jato executivo de alto padrão, destinado ao mercado de luxo. Após o termo ser popularizado, através da música “Like a G6” da banda estadunidense Far East Movement, G6 passou a ser uma gíria, cujos significados estão associados à ostentação, ao dinheiro e ao luxo.
O que é G6?
O G6 é o avião civil mais rápido do mundo. Também é o que tem a maior autonomia entre os jatos executivos (7.000 milhas náuticas/12.964 km). A performance do G650 permite que, mesmo com peso máximo de decolagem, o avião atinja diretamente 41.000 pés, e, conforme consome o combustível, continue sua subida até o teto operacional de 51.000. Isso oferece ao piloto da aeronave a possibilidade de fugir dos níveis de voo mais congestionados, em função do tráfego da aviação comercial, e também, desviar da maior parte das tempestades e zonas de turbulência, proporcionando viagens mais confortáveis e diretas.
Mas, existe outro significado de G6: é uma designação do grupo dos 6 países mais industrializados, desenvolvidos economicamente, e de maiores significados no cenário geopolítico mundial atual. Formam o G6: Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália, ou seja, os 6 primeiros países do G8 (grupo internacional formado pelos sete países mais desenvolvidos e industrializados do mundo, com participação adicional da Rússia). A denominação G8 é mais comumente utilizada atualmente, devido à inclusão do Canadá em 1975 e da Rússia em 1988, no grupo.
Existem outras duas abreviaturas iniciadas com a letra G, cujos significados não têm nenhuma relação com o jato executivo, nem com o grupo dos 6 países mais desenvolvidos do mundo: G6PD e G66.
G6PD é a sigla para a carência em glicose-6-fosfato desidrogenase, uma doença passada de pai para filho recessiva relacionada ao cromossomo X, que, com frequência, resulta em uma anemia hemolítica.
G66 é uma extensão de arquivos de computador. Arquivos G66 são arquivos miscelâneas, primariamente associados ao Binary Data.