GAPS é um termo da língua inglesa.
O que é GAPS:
O significado de GAPS pode se alterar dependendo onde ela é utilizada.
A palavra é muito utilizada para designar um vão, uma brecha ou mesmo uma lacuna.
Gaps também pode significar um distanciamento, afastamento ou separação.
O termo gaps também é visto na área da Economia, onde determina a diferença entre o valor previsto e o valor real de determinada coisa. Ou seja, são as variações de preço de mercadorias existentes no mercado – onde o valor é constantemente alterado.
Em cotações onde criam-se gráficos, por exemplo, haverá as mudanças nos níveis de preço, isto é, as diferenças das cotações entre o fechamento de um período e a abertura no período posterior. “Gaps” serão os espaços “brancos” entre as barras consecutivas no gráfico.
O gap poderá ocorrer de duas formas:
- Gap de baixa: o preço máximo do dia atual é inferior ao valor mínimo alcançado no dia anterior,
- Gap de alta: o preço mínimo do dia atual é superior ao valor máximo alcançado no dia anterior.
Para o Marketing, especialmente para os executivos dessa área, o termo “gap” é usado como o espaço existente entre a fase de planejamento e desenvolvimento e o lançamento de um produto.
Na área de Recursos Humanos, há o “gap de competências” que relaciona a lacuna entre as competências operacionalizadas e as que a organização precisa desenvolver.
Gaps também pode ser um termo usado para apontar que algo foi mudado nos fundamentos de uma empresa. Por exemplo, há diferentes tipos de gaps: gaps de exaustão, gaps de continuação, entre outros.
Na visão teológica e na argumentação filosófica, gaps seriam lacunas existentes, por meio de vários aspectos da realidade, onde não conseguem ser explicados pela ciência ou pelo conhecimento.