Geeks é uma palavra de origem inglesa utilizada para designar aquele que é extremamente dedicado e envolvido com tecnologia. Pessoas intelectuais e muito inteligentes ligadas à tecnologia estão sendo chamadas de geeks. Geralmente essas pessoas trabalham no ramo de jogos eletrônicos de todos os tipos, filmes, séries, histórias em quadrinhos, etc. Essa palavra pode ser usada como um sinônimo de nerd.
Geeks era historicamente uma pessoa que trabalhava em circos. Esse termo foi registrado por volta do ano de 1876 e nessa época a palavra tinha uma conotação muito diferente, ela era usada para nomear os artistas de rua que ganhavam a vida fazendo coisas estranhas e muito bizarras para se sustentar. Naquela época o termo tinha o sentido de “bobo” ou “fool”.
Os geeks, para chamar atenção, faziam coisas estranhas como comer insetos, “bugs” em inglês. Quando o termo surgiu novamente em 1990, foi utilizado para designar os “bugs computers”, ou seja, “os comedores de bugs de computadores”. E logo foi associado a quem era muito inteligente e esforçado, que fazia acontecer, tornado a partir daí alvo de admiração ou de zoações.
Há uma história que diz que Richard A. Clarke, funcionário do governo de Bill Clinton, usou essa palavra para classificar a diferença entre os nerds e os geeks. Para ele geeks eram aquelas pessoas que faziam a diferença, ou seja, eram pessoas pensantes, mas que agiam, não ficavam somente na teoria, colocavam em prática todos os seus conhecimentos.
Os jovens americanos utilizam vários outros termos para designar aqueles que são aficionados por novidades como os geeks. Eles utilizam outros sinônimos, como por exemplo: dweeb, dork, propellor ou head.
No canal de TV a cabo Multishow há um programa chamado “As gostosonas e os Geeks”. O programa consiste em colocar em uma casa nove mulheres lindas, porém não muito inteligentes e nove homens não tão bonitos, mas superinteligentes, que terão que viver juntos por algumas semanas, trocar experiências, aprendendo e expondo seus pontos fortes e fracos durante esses dias.