Gene, na genética tradicional, é definida como uma sequência de DNA cromossômico necessária para a produção de um produto funcional seja uma molécula funcional de RNA (ácido ribonucleico) ou um polipetídio.
O gene é ainda a unidade essencial da hereditariedade e é composto por uma sequência específica de ácidos nucleicos que são os portadores de informações genéticas que possibilitam a variedade entre os seres.
De acordo com a genética moderna, o gene se encontra na região da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) e contém em seu segmento uma indicação genética codificada por meio de adenina, timina, citosina e guanina que são chamadas de bases nitrogenadas. Essas coordenam indiretamente a síntese de uma proteína (polipeptideo).
O conjunto de genes dá origem à unidade cromossômica que é o filamento da molécula de DNA. Esse conjunto tem atividade funcional quando o material genético está sob a forma filamentosa não compacta devido à liberação de sua expressão regulada por outros tipos de genes.
Cada tipo de gene indica um polipeptídeo distinto que vai agindo de modo a influenciar o fenótipo do organismo.
Genética vem do grego geno que significa “fazer nascer”. A genética no âmbito da biologia é o ramo que estuda a transferência das características biológicas e físicas de geração para geração. Diversos cientistas afirmam que a explicação para uma série de problemas genéticos se encontra nos genes.
Termogenese tem seu significado no grego, sendo termo “calor” e genese “origem”. Dessa forma, a termogenese quer dizer o efeito da produção de calor resultante dos hormônios secretados pela glândula tireoide para que a temperatura do corpo humano permaneça em equilíbrio.
Genoma é o código genético que todo ser humano possui, ou seja, é o conjunto dos genes humanos. O genoma humano é composto de 23 pares de cromossomos que contém interiormente cerca de 25000 genes. O Projeto Genoma foi o responsável por esse resultado que se deu através de uma pesquisa realizada por esse órgão.
O Projeto Genoma tem a função de identificar e mapear o genoma humano. Um de seus objetivos é encontrar possíveis causas de muitas enfermidades que, uma vez descobertas, o ser humano poderá adotar comportamentos e medidas de prevenção. Por exemplo, um indivíduo poderá saber se geneticamente está predisposto a desenvolver câncer de estômago.
Utilizando de exames especializados e pesquisas genéticas, já é possível saber também se um embrião herdou alguma doença grave de seus genitores. Isso possibilita um tratamento adequado ao ser desde os primeiros dias de vida.
A palavra genealogia se refere à ciência que estuda a origem, evolução e a disseminação de inúmeras gerações de uma família.
Por meio de diferentes informações buscadas em certidões e documentos dos vários membros da família, as pessoas podem descobrir seus antepassados, quando e onde nasceram, bem como também diversos outros dados.
A partir dessa descoberta, o indivíduo consegue construir a árvore genealógica composta de nomes, datas e locais por onde seus antepassados tiveram, de maneira que eles se mantenham vivos na memória de seus descendentes.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.