Glicose é uma palavra que chega ao português derivada do grego glykys, que quer dizer “doce”. A terminação –ose é indicativa de açúcar, por isso, glicose, frutose, sacarose e outros são todos açúcares.
A glicose é um monosacarídeo, o que quer dizer que é um carboidrato simples, que não passou pelo processo de hidrólise. Além da glicose também são monosacarídeos a frutose, galactose, e a ribose.
A glicose é obtida pelo ser humano através da sacarose, que é o açúcar produzido pela cana de açúcar e pela beterraba. A glicose é a principal fonde de energia para o corpo humano.
Através da glicólise a glicose é quebrada e transformada em nutrientes e energia para o corpo. O excesso é armazenado pelo fígado e transformado em glicogênio. Quando o organismo necessita de glicose, o glicogênio é enviado para a corrente sanguínea.
O nível de glicose no corpo humano é controlado pela insulina, produzida no pâncreas. É a insulina que controla a entrada de glicose nas células. Quando há um problema com a produção de insulina o nível de glicose no sangue aumenta, podendo causar a diabetes. Os diabéticos recebem doses externas de insulina, para ajudar a combater o excesso de açúcar.
O nível de glicose no organismo é chamado de glicemia e, uma glicemia normal, figura entre 70 e 99 mg/dl. Uma glicemia acima é chamada de
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.