Gnose é um substantivo feminino com origem na palavra grega gnosis, que provém do verbo gignósko, que significa “conhecer”.
O significado de Gnose quer dizer, de acordo com sua origem, “conhecimento”.
Gnose pode ser explicado como um conhecimento espiritual que tem como adeptos os gnósticos – os cristãos primitivos sectários do gnosticismo.
A gnose, para os gnósticos, é um conhecimento que está inserido na essência do ser humano. Esse conhecimento é intuitivo e misterioso. A busca por esse conhecimento não é o mesmo que a busca pelo conhecimento científico, racional ou intelectual, mas sim aquele que dá sentido à vida humana.
Isso quer dizer que a gnose é um caminho que guia um indivíduo para a iluminação mística, por meio do conhecimento pessoal que o leva à salvação. É através desse conhecimento que a vida se torna plena de significado, assim como atinge um conhecimento mais profunda da realidade do mundo, pois permite o encontro do homem com a sua Essência Eterna.
O objeto do conhecimento da gnose é Deus, bem como tudo que deriva Dele. Dessa maneira, a existência de um Deus transcendente não é questionada pelos gnósticos, mas o aceitam sem a necessidade de demonstrar sua existência.
O gnosticismo é associado com os ensinamentos esotéricos presentes nas culturas grega e helenística. Ambas culturas afirmam aos seus adeptos que o caminho de salvação tem como alicerce o conhecimento de certas verdades ocultas sobre Deus, o homem e o mundo.
O gnosticismo, embora sempre estivesse presente na sociedade como uma forma de conhecimento, pode ser classificado como uma religião por muitas pessoas, entretanto não é uma religião em si, até porque todas as religiões possuem aspectos gnósticos.
Para o psiquiatra suíço Jung, a gnose e a psicologia estão interligadas e os gnósticos eram os psicólogos, já que a gnose abordava um conhecimento com teor psicológico – que estaria associado ao inconsciente.
Para Jung: “A gnose é, indubitavelmente, um conhecimento psicológico, cujos conteúdos provêm do inconsciente. Ela chegou às suas percepções através de uma concentração da atenção sobre o chamado “fator subjetivo” que consiste, empiricamente, na ação demonstrável do inconsciente sobre a consciência. Assim se explica o surpreendente paralelismo da simbologia gnóstica com os resultados a que chegou a psicologia profunda”.
A gnosiologia é o nome da área da Filosofia que estuda os fundamentos do conhecimento humano.
Embora não seja considerada uma religião, a maçonaria possui relações com a gnose, pois ela tem como objetivo alcançar o conhecimento integral (isto é, o profundo conhecimento em diversas áreas).
Dessa forma, pode-se considerar que a maçonaria possui semelhanças com o gnosticismo pelo interesse em alcançar conhecimento. A gnose é relevante para a maçonaria, portanto.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.