Gota Serena é uma expressão típica do Nordeste e muito utilizada na região. Ela surgiu a partir da união de duas palavras: gota e serena.
A palavra gota chegou até o português através da palavra latina gutta, após sofrer pequenas modificações.
Já a palavra serena é um adjetivo feminino singular que vem do latim serenum e quer dizer “calmo”.
Apesar disso, o significado de gota serena não tem a ver com tranquilidade.
O que é gota serena
A expressão nordestina gota serena – que também pode ser grafada como gota-serena – tem o significado de exaltação, impaciência ou nervosismo.
Assim, quando se diz que a pessoa está com a gota serena o que quer-se dizer é que essa pessoa está irritada, furiosa ou brava com alguém ou com alguma coisa.
A expressão sofreu algumas modificações e também pode ser utilizada para demonstrar admiração ou surpresa frente a algo que é bom, ou quando acontece algo memorável e/ou grandioso.
A expressão gota serena pode ser, ainda, substituída pela expressão “da gota”. Assim, quando, por exemplo, se diz que uma cachaça é da gota, quer-se dizer que ela é muito boa.
Derivada dessa expressão, há um dito popular que exemplifica bastante uma das formas de se usar a expressão gota serena: “Nordestino não fica bravo, fica com a gota serena!”.
Além desse emprego popular, a expressão gota serena também pode ser utilizada para se referir a amaurose, que é uma espécie de cegueira que deixa o olho intacto, sem lesão aparente, mas que provoca perda parcial ou mesmo total da visão.