Gratinar é um verbo intransitivo. O termo vem do Francês gratiner, que significa “grelhar”.
O significado de Gratinar está relacionado com o meio culinário, pois envolve o processo de dourar a parte superior de determinado alimento.
Gratinar é, nesse caso, a tarefa de fazer com que um alimento seja levado ao forno, já pré-aquecido, para que a camada superior seja tostada de forma superficial.
A técnica culinária de gratinar tem origem, assim como a base etimológica, na França. A intenção é deixar o prato crocante por fora e macio por dentro. Na época em que a palavra surgiu, ela servia para indicar o ato de levar ao forno alimentos que eram cobertos com muito molho, queijo ralado e farinha de rosca.
É claro que esse tipo de textura em pratos gratinados é mais fácil hoje em dia por conta dos fornos modernos, porém vale frisar que o processo e gratinar não serve para todos os alimentos.
Os gratinados combinam com alimentos como:
- Batatas,
- Massas,
- Carnes de frango,
- Carnes bovinas,
- Legumes.
O ato de gratinar envolve também a decisão sobre qual queijo é mais indicado – os macios são mais recomendados, como o mussarela, gruyére e o emmenthal, por exemplo, já que há um derretimento mais fácil. Embora o queijo parmesão seja também muito usado, ele é mais duro e mais difícil de ser gratinado. O queijo branco, ao derreter, terá aspecto de borracha – por isso não é uma boa escolha.
Além da preparação, o ato de gratinar também abrange a escolha de uma forma ou refratário: as melhores opções são as travessas de vidro, de cerâmica ou de inox. Isso acontece por elas segurarem o calor durante o preparo.
Gratinar no micro-ondas só é possível quando há a opção grill no equipamento, caso contrário não há possibilidades, exigindo um forno apropriado.