GSM é a sigla em inglês para Global System for Mobile Communications (originalmente Groupe Special Mobile), que em português significa Sistema Global para Comunicações Móveis, uma tecnologia móvel largamente usada em telefones celulares.
O GSM também é chamado de 2G (segunda geração) e possui baixo custo de infraestrutura para as operadoras, o que consequentemente, gera serviços de baixo custo aos consumidores.
Essa tecnologia incentivou o uso do roaming, que é a capacidade do usuário utilizar redes sem fio para se conectar mesmo estando em áreas fora da sua localidade geográfica e independente da rede visitada pertencer ou não à sua operadora.
Algumas operadoras de telefone celular pelo mundo impedem que aparelhos vendidos por elas sejam usados por outras redes, o que é chamado de bloqueio, que é aplicado diretamente ao software do aparelho.
No entanto, o consumidor pode solicitar o desbloqueio do aparelho, que por vezes ocorre somente sob o pagamento de uma taxa. No Brasil, segundo um regulamento de 2010 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas as operadoras são obrigadas a fornecer esse serviço de desbloqueio gratuitamente.
A tecnologia GSM surgiu nos anos 1980 e já possui índices mais altos de transmissão de dados, como o 3G (terceira geração) e o 4G (quarta geração).