Gueixa é uma palavra de origem japonesa, formada pelas palavras “gei” que em japonês significa “habilidade para fazer determinada atividade ou arte” e pela palavra “sha”, que significa “pessoa”. Assim a palavra gueixa (ou geisha no idioma original) significa uma pessoa que tem habilidade artística ou artista.
Contudo, apesar de a palavra se referir a qualquer pessoa que tenha habilidades artísticas, a história e a cultura japonesa foi dando um significado mais próprio a palavra, e hoje não existem mais geishas masculinos, é já uma tradição que somente mulheres sejam gueixas.
Assim, de acordo com a tradição em voga e que se tornou uma das marcas da cultura japonesa no mundo, as gueixas são mulheres com conhecimentos artísticos, como dança, música, teatro e que têm como função promover o entretenimento de convidados em festas e banquetes.
Uma das obras recentes que melhor retratou a vida e o universo das gueixas foi o livro Memórias de Uma Gueixa, lançado em 1997. Livro de muito sucesso que posteriormente foi transformado em um filme que também obteve grande repercussão.
As gueixas, além de sua tradição e de suas habilidades, se destacam e são conhecidas em todo o mundo pela maneira como se vestem, se maquiam e seus trejeitos característicos.
Penteado, maquiagem e vestimenta de uma gueixa
Penteado de gueixa – hoje as gueixas usam uma peruca, chamada de katsura em japonês, e que tem alguns ornamentos característicos, contudo, em outros tempos as gueixas usavam cabelo solto vindo a usá-lo preso em um outro período e só mais tarde consolidando o estilo que as deixaram famosas, com o uso de perucas;
Maquiagem de gueixa – outra característica marcante das gueixas são sua maquiagem. Elas tem a cara toda pintada de branco, assim como o seu pescoço. Um batom forte vermelho dá um contraste a maquiagem. E as pálpebras e os cantos externos dos olhos recebem uma coloração avermelhada;
Vestimenta de gueixa – suas roupas são também bastante características. Elas usam um quimono, geralmente feito a mão e sob medida. São quimonos bem femininos e delicados que variam suas estampas conforme a estação do ano. Nos pés as gueixas usam uma sandália de madeira conhecidas como zori.