Hashtag, primariamente, era o nome dado em língua inglesa ao símbolo # que, em português, chama-se “jogo da velha”.
Porém, com o advento de redes sociais como o Twitter e o Instagram, o significado de hashtag se modificou um pouco. Após essas duas redes sociais adotarem o uso de hashtags de maneira massiva, outras, como o Facebook, o Google +, o Pinterest e o Youtube também incorporaram as hashtags.
O que é hashtag
Hashtag, na verdade, nada mais é do que uma palavra-chave antecedida pelo símbolo # e sua função é bastante simples: ela é utilizada para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais.
Esse uso está em comunhão com o significado literal da palavra, uma vez que hashtag é formada pela junção de hash e de tag. Enquanto esta quer dizer “etiqueta” ou mesmo “rótulo”, aquela significa “falar sobre”. Assim, ao pé da letra, hashtag quer dizer “organizar os assuntos”.
As hashtags funcionam como verdadeiros catálogos online, pois basta clicar nelas para que se abra uma página com tudo o que foi postado naquela rede social usando aquela hashtag como catalogadora.
Se formos analisar o boom das hashtags nas redes sociais de maneira cronológica, chegamos ao Twitter, que foi o pioneiro na popularização das hastags. Isso porque no Twitter existem os TTs, que são os Trending Topics, ou seja, os assuntos mais falados. As hashtags são a forma que a rede encontrou de organizar seus assuntos mais falados. Assim, as hastags de uso mais frequente vão para essa lista. Atualmente, o site se modernizou e já não depende das hashtags, palavras sem hashtag podem estar nos Trending Topics se forem utilizadas com a frequência necessária.
As Hashtags também fizeram sucesso no instagram, pois, ao clicar em uma delas, apareceriam todas as fotos que foram postadas utilizando aquela hashtag, o que torna bastante simples encontrar imagens sobre determinada coisa. Por exemplo, se a pessoa busca ver fotos de cachorros, pode utilizar a #cachorro ou a #dog para navegar pelas imagens postadas pelos usuários.
No Facebook, outra rede social famosíssima, as hastags não são tão utilizadas, mas o site também permite a catalogação de conteúdos através do uso do famoso jogo da velha, ou seja, ao clicar numa hashtag, ela funciona como um link que leva o usuário a uma página repleta de postagens que utilizaram a mesma hashtag.
Outra rede social que faz bastante uso das hashtags é o Pinterest. Na rede social, as imagens são armazenadas em páginas chamadas de painéis (boards). Esses painéis são classificados por assunto, assim, outros usuários, ao fazerem pesquisa por assunto, podem encontrar as imagens que desejam. A pesquisa, porém, pode ser otimizada através do uso de hashtags mais específicas. A prática não é muito comum, mas é uma grande facilitadora.
Hashtags mais usadas
Muitas hashtags são utilizadas com grande frequência e, por isso, acabam se tornando “famosas”.
O instagram, por exemplo, possui diversas hashtags muito usadas.
A #instagood é simplesmente a palavra good (bom), mas com insta, de instagram, na frente. Isso acontece com muitas outras palavras, utilizadas na formação de hastags: #instafood, por exemplo, é outra hashtag largamente utilizada. Existe também a #instamood, que tem a ver com o humor da pessoa.
A #tbt é utilizada nas quintas feiras. Ela quer dizer algo como “quinta da recordação”, ou, em inglês, Throwback Thursday. Semelhante a ela, existe a #fbf, que quer dizer Flashback Friday e tem o mesmo sentido, mas é utilizada nas sextas feiras.
A #photooftheday é bastante utilizada por usuários que desejam suas fotos em destaque. O significado é “foto do dia”.
A #ootd quer dizer Outfit Of The Day, ou seja, “roupa do dia”, ou look do dia.
Há ainda as hashtags que pedem por likes ou seguidores, como #follow, #followback, #tagsforlikes.
Quando a pessoa reposta uma foto já postada no instagram por outro usuário, usa a #regram.
A #bestoftheday, ou melhor do dia, é utilizada para marcar as fotos consideradas as melhores postadas naquele dia. A #instadaily é utilizada por usuários que postam ao menos uma foto por dia na rede social.