Herege pode ser um substantivo (para ambos os gêneros, masculino e feminino) bem como um adjetivo (também para ambos os gêneros, masculino e feminino) dependendo do contexto.
A origem da palavra vem do grego: hairetikós, que significa “escolher”. Esse termo tem variação em latim também: haeresis, que significa “capacidade de escolher”.
O significado de Herege não está associado com a definição do termo em latim.
Pelo contrário, herege é sinônimo de uma pessoa que é contrária aos dogmas, que questiona certas crenças, que não concorda com ideias e regras de uma religião ou seita.
Uma pessoa herege pratica heresia.
Por exemplo, um indivíduo ateu pode ser considerado herege pela Igreja Católica, já que ele não crê em Deus e não pratica deveres religiosos.
Da mesma forma, um católico pode ser considerado herege por praticantes de outra religião e outras doutrinas.
Pode-se entender, portanto, que a definição de herege transforma-se conforme os ensinamentos das mais diferentes religiões e crenças.
Por outro lado, pode-se definir herege como alguém que pensa ou acredita em algo diferente do que foi apresentado, independentemente do assunto ou área de conhecimento. A pessoa tem a liberdade de expressar se concorda ou acredita com os existentes preceitos.
As palavras herege e heresia se propagaram e popularizam fortemente durante a Idade Média, no momento em que a inquisição foi implantada pela Igreja Católica.
A inquisição foi criada pelo medo que a Igreja Católico tinha das pessoas que criticavam os seus ensinamentos. Foi quando o Papa Gregórgio IX determinou a criação do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição.
O tribunal eclesiástico tinha a função de combater os males (os hereges) que estavam contra a fé cristã, bem como a legitimidade do poder civil. Vale lembrar que, naquela época, a Igreja possuía seu poder extremamente ligado ao poder do estado.
Quando capturava-se um suspeito de heresia, havia torturas e interrogatórios para ouvir a confissão de culpa. O herege teria pela frente, como punições: tortura, enforcamento ou ainda eram queimados vivos.
O Herege é o terceiro livro da trilogia A Busca do Graal, de Bernard Cornwell. Os dois primeiros são: O Arqueiro e O Andarilho. O livro continua a história do arqueiro inglês Thomas de Hookton, na busca pelo Santo Graal em plena Guerra dos Cem Anos.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.