Hibernar é um termo proveniente do latim antigo, hibernare (passar o inverno, sobreviver ao inverno), com hibernus (inverno) mais o sufixo de ação are.
Hibernar é um verbo que significa estar em estado ou circunstância de ociosidade, de desocupação, servindo para definir os animais em que a ação metabólica corporal abaixa radicalmente, deixando o corpo num estado de completo entorpecimento.
Hibernar é um estágio de vida vivido pelos animais que dormem durante todo o inverno, quando o seu metabolismo cai o suficiente para que possam sobreviver às inclemências do clima, entrando num estágio que pode ser considerado como coma induzido.
O estado de hibernar pode ser comparado a um estado de hipotermia, regulado automaticamente pelo organismo desses animais para sobreviver durante alguns dias, algumas semanas ou até meses, permitindo que possam economizar energia durante a época mais fria do ano.
A hibernação estabelece um nível baixíssimo no metabolismo, reduzindo a temperatura corporal e a frequência respiratória. Durante o período da hibernação, o animal se utiliza das reservas de energia armazenada em sua gordura durante os meses mais quentes do ano.
O ato de hibernar é alcançado em seu mais alto grau pelos animais de sangue mais denso e quente, como os ursos pardos, nos Estados Unidos, que passam diversos meses hibernando durante o inverno, depois de terem acumulado gordura suficiente nos meses mais quentes.
Alguns insetos, como a joaninha, embora de sangue frio, também passam por períodos de hibernação, passando pelos meses mais frios e recuperando-se quando o clima se torna mais quente.
Hibernar foi o método encontrado pelos animais que habitam as zonas mais frias do planeta como meio de sobrevivência, uma vez que, durante o inverno, torna-se muito mais difícil conseguir alimentos. Através da hibernação, com o metabolismo regulado ao mínimo, os animais das zonas frias não têm necessidade de gastar energia procurando alimentos, podendo sobreviver da reserva acumulada.
A informática aproveitou o termo para criar o modo hibernar nos computadores. Trata-se, aqui, de uma atividade que desabilita o equipamento, depois de salvar os arquivos, páginas ou programas..
No momento em que o computador é religado, ou quando sai do modo hibernar, todas as páginas e programas são ativados automaticamente, do mesmo modo que estavam antes da hibernação.
O modo hibernar foi assim denominado em virtude da semelhança com o que acontece com os animais, que entram em ociosidade, desativando as funções principais do organismo.
Enquanto os animais hibernam para sobreviver ao inverno, os computadores também hibernam, economizando energia.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.