Hidrogel é um substantivo masculino. O termo é uma junção da palavra hidro, que vem do Grego hydor, que quer dizer “água”, mais gel, que é uma forma curta de “gelatina”, que tem origem no Latim gelare, significando “tornar frio”.
O significado de Hidrogel é um gel que possui 98% de água e 2% de poliamida em sua composição. Usado no Brasil desde o ano de 2008, o hidrogel é utilizado para:
- Aumentar o volume de regiões como o bumbum e as coxas (em casos de cirurgias plásticas),
- O preenchimento de linhas e rugas no rosto e no pescoço.
O hidrogel, assim tem como ações promover a autodestruição celular (autólise), hidratar feridas secas, manter a ferida úmida (de modo que se absorva o exsudato) e aliviar a dor (já que tem alta umidade e hidrata as terminações nervosas).
Hidrogel: aplicação e riscos
Como o hidrogel é colocado:
- É um procedimento cirúrgico: através de uma microcânula sob a pele da área onde há o interesse do paciente aumentar o volume,
- Há somente anestesia local,
- O procedimento deve ser feito em um centro cirúrgico ou em outro local em que tenha condições de atender qualquer emergência médica,
- O profissional habilitado para realizar a colocação do hidrogel é um cirurgião plástico ou um dermatologista.
O hidrogel não é um produto que permanece de maneira permanente no organismo. De acordo com os médicos, a substância fica no corpo por até dois anos (claro que dependendo de aspectos da pessoa e do local onde é injetado) – logo após, ele é absorvido pelo organismo. Caso o paciente queira o volume aumentado novamente, é preciso fazer uma nova aplicação.
A colocação de hidrogel possui alguns riscos. São eles:
- O produto pode ser injetado próximo de um vaso sanguíneo e comprimi-lo: pode ocorrer uma isquemia, que é uma interrupção do fluxo do sangue e que pode provocar uma necrose,
- O produto também pode acabar comprimindo um nervo importante e ocasionar dores fortes,
- O produto pode ser injetado – de forma equivocada – dentro de um vaso sanguíneo: isso provocará uma trombose e uma necrose da pele no local. Dependendo, poderá também causar embolia pulmonar ou até cerebral, e infelizmente à morte.
Por sorte, se há problemas com a aplicação do hidrogel, é possível retirá-lo através de uma cirurgia ou pela técnica de lipoaspiração.
Hidrogel Amorfo
Hidrogel amorfo é aquele que pode ser à base de glicerina ou água.
Certos produtos são encontrados com adição de alginatos e carboximetilcelulose sódico a 20% com a intenção de tratar feridas secas ou também a 0,9% para processos de cicatrização. Alguns ainda possuem alginato de cálcio.
O hidrogel amorfo é transparente, o que permite fácil visualização da ferida. O produto ainda pode ser estéril e não estéril.
Hidrogel para plantio
O hidrogel pode ser usado para plantas, caracterizando-se por ser um polímero de super absorção: ele tem alta capacidade de retenção de água, inodoro e inofensivo ao meio ambiente.
Para o solo, o hidrogel apresenta vários benefícios, como, por exemplo:
- Reduz a perda de água, o que gera economia,
- Reduz o número de irrigações,
- Reduz a lixiviação e a evaporação da solução de solo,
- Auxilia na redução da variação da temperatura do solo,
- Melhora a aeração e a estrutura física.
Por não afetar o meio ambiente e melhorar o solo, o hidrogel traz vantagens para as plantas, como:
- Reduz o estresse hídrico,
- Melhora a germinação das sementes,
- Promove maior enraizamento,
- Possibilita uma melhor aplicação dos fertilizantes,
- Reduz a mortalidade das plantas e das mudas,
- Auxilia o aumento da produtividade do plantio.