Higiene é um substantivo feminino com origem na palavra grega hygeinos, que significa “o que é saudável”. Diz-se que o termo é uma derivação de Hígia, deusa protetora da saúde e da limpeza.
O que é Higiene:
O significado de Higiene pode ser definido como um conjunto de regras e técnicas associadas à preservação da saúde, assim como para a prevenção de doenças. A higiene é praticada através da limpeza, desinfecção e conservação de objetos, espaços, instrumentos e exposição (ou não) do corpo humano.
Entende-se que a higiene é algo fundamental para qualquer atividade, como, por exemplo, na medicina ou outra que se trabalhe diretamente com contato com outro organismo humano. Isso assegura a higiene coletiva, também chamada de higiene social.
Um exemplo é a área hospital, onde tem-se a higiene como parte dos procedimentos (como métodos esterilizantes e desinfetantes) que objetivam a proteção e bem-estar físico (e psicológico) dos pacientes. Assim, evita-se enfermidades.
A higiene social (ou coletiva) está ligada aos cuidados e precauções relacionados aos outros indivíduos. Exemplos são: evitar dividir objetos de uso pessoal ou lavar as mãos sempre que tiver contato com objetos sujos (tais como, dinheiro, maçanetas de portas, corrimões, entre outros).
Pode-se separar a higiene em categorias:
Higiene Pessoal
A higiene pessoal aborda os hábitos e cuidados diários que uma pessoa necessita ter em relação ao seu próprio corpo.
Dessa maneira, os hábitos higiênicos se abrangem não somente ao banho diário ou a escovação dos dentes após as refeições, mas também ao tipo de alimentação imposta e qualquer outra ação que pode impactar e manter o bem-estar e a saúde do organismo.
Higiene Mental
A higiene mental está presente na área da medicina. Ela trata e se preocupa com a defesa da saúde mental.
Entende-se que cuidar e dedicar-se a atividades mentais que sejam saudáveis e racionais é essencial para que o ser humano tenha equilíbrio e saúde. Dessa maneira, também é possível que o indivíduo interaja de forma mais proveitosa com seus semelhantes.
Para se ter uma boa higiene mental, pode-se:
- Praticar o relaxamento,
- Cultivar pensamentos e sentimentos positivos,
- Cuidar da autoestima,
- Realizar exercícios mentais para estimular a mente,
- Manter relacionamentos sociais saudáveis,
- Alimentar-se de forma saudável.
O desenvolvimento humano está nitidamente ligado com a higiene mental.
Higiene Ambiental
A higiene ambiental, basicamente, está relacionada com a manutenção e preservação da saúde e da higiene do ambiente – de modo que haja condições sanitárias do meio em que se vive, para que se impeça qualquer problema de saúde com agentes nocivos.
A higiene ambiental pode ser aplicada com tarefas simples, como, por exemplo:
- Varrer o chão,
- Separar corretamente o lixo,
- Arrumar o quarto,
- Lavar os alimentos antes de consumi-los.
Assim, o ambiente fica limpo e agradável, sem chance para que bactérias se proliferem e ocasionem problemas de saúde.
Higiene Corporal
Lembrando da higiene pessoal, a higiene corporal dá ênfase nas práticas e rotinas diárias e costumeiras que todos os indivíduos devem realizar a fim de garantir saúde.
A higiene corporal envolve todos os hábitos que auxiliam na limpeza, bem-estar e saúde do corpo humano.
Exemplos são:
- Tomar banho,
- Escovar os dentes,
- Cortar o cabelo com regularidade,
- Vestir roupas limpas e frescas,
- Cortar as unhas de mãos e pés.
Preservar a saúde é um dever de todos.