Hip hop é um gênero musical, uma cultura artística que surgiu nos anos 70 nas áreas centrais de comunidades afro-americanas, latinas e jamaicanas da cidade de Nova Iorque.
A denominação “hip hop” é da autoria de Afrika Bambaataa, nome artístico de Kevin Donovan, um DJ norte-americano.
Contudo, o fundador da cultura hip hop é o DJ Koll Herc ou Clive Campbell e sua irmã Cindy Campbell que é considerada como a primeira dama desse gênero musical.
O hip hop nasceu como uma forma de manifestar os sentimentos de uma classe suburbana marginalizada que vivia em guetos e enfrentavam várias adversidades de ordem social como o racismo, tráfico de drogas, pobreza, violência e outros.
A rua era o único espaço que os jovens encontravam para o lazer e assim iam formando um sistema de gangues que frequentemente se confrontavam de modo violento na luta pelo domínio daquele território.
Quem fazia ou não fazia parte das gangues tinha que conhecer quais eram os territórios que eram dominados, assim também como suas regras a fim de seguí-las rigorosamente.
A primeira festa de hip hop aconteceu em 1973 no dia 11 de Agosto no n° 1520 da Sedwick Avenue, no Bronx em Nova Yorque.
O hip hop passou a ser mais do que somente um gênero musical, tornou-se uma cultura sob as formas artísticas da pintura, poesia e dança.
Separando essas duas expressões tem-se o “hip” que tem o significado de algo que está acontecendo atualmente, ou seja, algo moderno.
Já o termo “hop” significa um movimento de dança.
Foi no ano de 1978 que a cultura Hip hop foi assim chamada pela primeira vez.
A dança do estilo hip hop nasceu com toda sua cultura e seu gênero musical.
O hip hop normalmente é uma dança que ocorre nas ruas com estilos:
Em diversos sites da internet é possível encontrar vários vídeos com elementos hip hop.
Além desses elementos, o ambiente virtual abarca também técnicas de dança, os grafites e tudo que esteja relacionado à cultura Hip hop.
Na década de 1980 o hip hop chegou a Portugal através do cinema americano e rapidamente invadiu os bairros do subúrbio de Porto e Lisboa.
O hip hop tuga é a variante portuguesa de hip hop.
O berço do movimento hip hop em Portugal foram as zonas Maia, Amadora, Cacém, Margem Sul do Tejo e Vila Nova de Gaia.
Dentre as inúmeras manifestações artísticas da cultura hip hop, a música exerce papel fundamental para as diversas variações existentes nos dias atuais.
Além da mixagens, dos DJs, MCs e do rap, os sintetizadores e a bateria eletrônica complementam o ambiente das discotecas.
O hip hop é composto de alguns elementos de sua cultura como:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.