Hiperplasia é um substantivo feminino.
O que é Hiperplasia:
O significado de Hiperplasia está voltado para a área da medicina, onde implica o aumento de tamanho de um órgão ou tecido. A causa é a multiplicação do número de células no organismo.
Em grande parte dos casos, o crescimento anormal da quantidade de células não é câncer (é algo benigno), e pode, somente, indicar uma inflamação.
Não deve-se confundir hiperplasia com hipertrofia: são casos diferentes. A hipertrofia é o aumento do tamanho da célula (ou seja, aumento no volume individual de cada célula) e não sua quantidade (como é o caso da hiperplasia).
Há variados tipos de hiperplasia, como, por exemplo:
- A hiperplasia muscular (chamada também de hiperplasia fibrilar) que afeta o crescimento da quantidade de células musculares. A hiperplasia acontece quando uma fibra muscular se divide em duas, causando assim o aumento do número de células musculares.
- A hiperplasia gengival que afeta o aumento da gengiva. Sua causa pode se dar pela utilização de medicamentos, acúmulo de placa bacteriana ou mesmo por trauma – que pode atingir o tecido da gengiva.
- A hiperplasia foveolar que afeta o aumento da quantidade de células do estômago. Pode ser causada por alguma inflamação gástrica.
Hiperplasia Endometrial
A hiperplasia endometrial é o aumento do endométrio – que é a camada interior do útero. Isso acontece pelo excesso de estrogênio e acaba provocando fluxo menstrual irregular. Se não for tratada, pode se tornar câncer no endométrio e causar esterilidade.
Por isso, a necessidade de procurar auxílio médico é imprescindível.
Fatores de risco para a hiperplasia endometrial são a obesidade, doenças no fígado ou rins e também o diabetes.
A consulta regular com um ginecologista é a melhor maneira de prevenção.
Hiperplasia Prostática
Como o próprio nome já diz, a hiperplasia prostática é o aumento do tamanho da próstata. É muito conhecida também como Hiperplasia Prostática Benigna (HPB).
A origem desse problema traz muitas discussões, porém dentre várias hipóteses levantadas, a que mais é abordada pelos especialistas é que a hiperplasia prostática está ligada diretamente com os níveis hormonais de testosterona.
A hiperplasia prostática, geralmente, ocorre em homens que estão com mais de 40 anos de idade: 25% estão entre os 40-49 anos, enquanto que 75% estão entre 70-79 anos. Pode-se notar que a idade avançada é um fator de risco para a hiperplasia prostática.
Outros fatores de risco para essa doença são:
- Sedentarismo,
- Consumo de álcool em excesso,
- Obesidade.
De sintomas, muitos homens queixam-se de retenção e dificuldades ao urinar (geralmente acontecem jatos fracos de urina e o esvaziamento incompleto da bexiga), bem como uma necessidade frequente de ir ao banheiro.
Exames periódicos de próstata e consultas com um urologista são métodos de prevenção.