Hipertrofia é como é chamado o crescimento da fibra muscular em decorrência da prática de exercícios físicos. Tecnicamente falando podemos dizer que na hipertrofia há um aumento significativo das células que acarreta um crescimento exagerado no órgão ou no tecido formado por essas células. Hipertrofia pode ser sinônimo de hipergênese e agigantamento.
O que é hipertrofia
Num sentido figurado, podemos usar o termo hipertrofia para nos referirmos a qualquer coisa que apresente um crescimento ou aumento significativo, e assim podemos falar da hipertrofia da população mundial, a hipertrofia da corrupção, a hipertrofia da exploração espacial no século XXI e etc.
O tipo de hipertrofia mais comum é aquele que aparece na musculatura e pode ser decorrente de fatores naturais, como a puberdade ou a dilatação uterina no período de gestação; contudo, é bastante comum observarmos a hipertrofia causada por práticas de exercícios físicos, como a musculação ou a ingestão de suplementos alimentares.
Podemos encontrar ainda a hipertrofia como uma manifestação patológica, como é o caso da hipertrofia do miocárdio, que é um musculo do coração ou a hipertrofia benigna da próstata.
Hipertrofia Muscular
A hipertrofia muscular é o nome que se dá ao crescimento da massa muscular, que ocorre quando o fornecimento de nutrientes e oxigênio até as células supera o normal.
Atletas e pessoas que se dedicam à prática de atividades físicas regularmente são os em que a hipertrofia muscular é mais evidente. O treinamento constante provoca um aumento das fibras musculares.
A hipertrofia muscular é uma das grandes motivações daqueles que praticam exercícios, especialmente a musculação. E para se atingir os melhores resultados neste sentido recomenda-se o acompanhamento de profissionais e uma alimentação balanceada com proteínas e carboidratos.
Algumas pessoas no afã de aumentar a sua massa muscular, consomem substâncias que potencializam a hipertrofia muscular, contudo, procedendo assim põe em risco sua saúde.