Holístico é o mesmo que holista, cujo significado dos termos se refere ao holismo, que é uma corrente ou tendência que observa os fenômenos do ponto de vista das múltiplas interações que os caracterizam. Ou seja, holístico é um adjetivo que busca compreender os fenômenos na sua globalidade e totalidade.
O termo holístico deriva do grego holos que significa “todo“, “inteiro” ou “completo”. Sugere-se então que a holística supõe a totalidade com a característica de sintetizar em unidades o todo.
O holismo foi criado em 1926 por Jan Smuts, um estadista sul-africano. A ideia desse conceito é a de que os elementos (seres humanos ou outros organismos) de determinado sistema não podem ser entendidos somente por suas partes isoladas e que o todo sempre é maior do que a soma das partes que o compõem.
Ainda de acordo com a corrente filosófica do holismo, qualquer conjunto deve ser debatido como uma visão de plenitude, cujo objetivo é a integração das partes em um todo harmonioso.
Embora o primeiro a utilizar o termo holismo tenha sido Smuts, acredita-se que a primeira apresentação completa do seu significado se dá através de Aristóteles quando este afirma que “o todo é maior que a simples soma de suas partes”. Dentro deste contexto, considera-se que a análise de um sistema supera a simples observação das partes que as compõe e suas características essenciais, porém converte-se em um sistema em si mesmo.
Dessa forma, o termo holismo, bem como suas variações, é empregado em diversas áreas como na psicologia, ecologia, administração, física, etc. Na medicina, por exemplo, são aplicadas várias técnicas terapêuticas, como é o caso da acunpuntura e do reiki, que servem de tratamento para trazer melhoras ao paciente no que tange a esfera emocional, física e energética.
Marketing holístico é um conceito criado por Kevin Keller e Phillip Kotler que defende a ideia de que em uma empresa, todas as partes precisam desenvolver um bom relacionamento e trabalharem harmonicamente de modo conjunto em prol dos resultados. Assim, não tem como o marketing atuar como um organismo único, mas como uma das partes deste todo.
O Marketing Holístico é também conhecido como Marketing 360° e mostra a importância do profissional ter o pensamento sistêmico, uma visão global e entender que ele próprio é uma parte fundamental no todo, mas não o todo em si.
Portanto, como a palavra holístico sinaliza a interação de todas as partes de modo que não possam existir ou ser separadamente compreendidas, a nova estratégia de marketing (o marketing holístico) deve integrar todas as partes de uma empresa, estabelecendo padrões de operação e comportamento que imprimam a todo instante o posicionamento da marca.
No empreendedorismo, a visão holística é uma característica primordial capaz de formar uma imagem única da empresa para os muitos elementos que a compõe como:
Tendo uma visão holística, tanto a empresa quanto seus colaboradores conseguem cumprir seu papel mais eficazmente. Por isso, é interessante que os empreendedores desenvolvam este tipo de visão para também enxergar boas oportunidades de negócios.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.