Holofote é uma palavra compostas de dois radicais que provém da língua grega. “Holo” que significa “todos” e “Photo” que significa “luz”, portanto, sendo traduzido ao pé da letra como “luz para todos”.
O holofote é um aparelho projetor de um feixe de luz. Ele serve para iluminar ou fazer sinais. É um equipamento bastante usado para a iluminação de espetáculos, de shows de músicas, em peças teatrais, etc. Seu uso também pode ser residencial, em casa ele serve para destacar a beleza de um jardim ou de uma piscina, por exemplo.
Ele é utilizado na aviação e na área marítima. Na aviação, sua função é sinalizar quando há neblina ou cerração, ou quando ocorrem casos de ataques aéreos. Já na área marítima, eles são grandes faróis que servem para direcionar embarcações e mantê-los em segurança.
Como funciona um Holofote
O holofote é um aparelho constituído de uma lâmpada que é colocada em frente a um espelho esférico côncavo. A luz que surge desses raios sai dos refletores paralelamente. A força como a luz é refletida permite que o alcance seja muito mais longe e eficiente.
A palavra holofote em outros contextos
O termo pode ter outros significados, podendo, por exemplo, ser usada para significar algo que está em evidência ou dizer que algum fato está debaixo dos holofotes. Ele pode ser usado com uma conotação positiva ou negativa. No mundo dos famosos ele é constantemente usado para se referir a uma celebridade.
Quando algo está em destaque na mídia é utilizado esse termo para se referir ao fato, acontecimento ou a pessoa que está sendo mencionada. Fatos políticos podem estar inseridos dentro desse contexto também. Como exemplo, podemos citar seu uso em dois fatos, um positivo e outro negativo.
“A política brasileira está constantemente sob os holofotes da mídia, isso devido à crise por causa da má administração do poder público.”
“A atriz que foi indicada ao Oscar está sob os holofotes devido ao enorme sucesso ao desempenhar um excelente papel em seu último filme.”