Humor é um vocábulo que tem sua origem na palavra em latim humore. Normalmente, o humor está relacionado à disposição do ânimo de um indivíduo ou de sua veia cômica.
Podemos dizer que uma pessoa está de bom humor quando se encontra em um estado de espírito mais otimista e alegre, caso contrário, afirmamos que ela está de mau humor.
De acordo com a psicologia, o estado de humor faz parte de um estado psíquico e que muitas vezes algumas pessoas podem apresentar problemas de transtornos de humor, pois ele pode estar ligado à somatória de vários fatores afetivos e ao estado emocional ou ânimo da pessoa.
Distimia é o termo utilizado para designar os estados de alteração do humor, sendo que a distimia hipotímica refere-se à depressão ou tristeza patológica. Já por outro lado, existe a chamada distimia hipertímica ou alegria patológica, também conhecida como mania.
Além dos estados citados, existem também os chamados estados intermediários de humor. Sendo que um relaciona-se a uma forma mais moderada do estado hipomaníaco e outro que compreende às características depressivas e maníacas ao mesmo tempo, o que é denominado de estado misto.
Já em termos biológicos, o humor está relacionado a qualquer tipo de líquido existente em nosso corpo, ou seja, a qualquer substância líquida secretada pelo corpo.
O termo humor também é originário da medicina humoral, pois para os antigos gregos, humor representava os fluidos corporais como o sangue, a fleuma e as bílis negra e amarela.
Esses povos acreditavam que esses quatro fluidos eram os responsáveis por regular o estado emocional e a saúde física das pessoas.
Podemos presenciar também nas Belas-Artes muitas expressões com cunho humorístico, como em caricaturas, pinturas, charges, dentre outros meios de expressão artística.
Há vários pintores antigos como Leonardo da Vinci, Hogart, Daumier e Goya que utilizaram do humor para se expressarem em suas obras artísticas.
Cada época tem sua forma de pensar e o humor pode dizer muito sobre a história de uma sociedade, pois representa de forma fiel as características dos indivíduos que viveram essa época.
O humor negro utiliza elementos ou situações trágicas, mórbidas, absurdas, macabras e cruéis com o objetivo de criar comicidade a partir dessas situações. Esse tipo de humor tende a fazer piadas com assuntos relacionados a doenças, mortes, tragédias, etc.
Muitas pessoas repudiam esse tipo de humor, mas em contrapartida há várias outras que conseguem enxergar alguma graça nessas situações.
Podemos ver muitas expressões de humor negro em filmes, músicas e literaturas consagradas. Além de ser também muito comum, hoje em dia, encontrarmos na internet blogueiros que produzem vídeos com humor negro para entreter e angariar mais assinantes para o seu canal.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.