IATA é uma sigla para a expressão em inglês “International Air Transport Association” que traduzida para o português significa “Associação Internacional de Transportes Aéreos”. É uma instituição que foi criada no ano de 1945 na cidade de Havana em Cuba para representar os interesses das diversas companhias aéreas. Seu principal foco é a assistência aérea, segurança e economia para os seus clientes. Atualmente sua sede fica na cidade de Montreal no Canadá.
O objetivo dessa instituição é liderar, servir e representar a aviação industrial e auxiliar as companhias aéreas, facilitando a comunicação e o processo entre elas e o governo, além da preocupação com o meio ambiente.
A associação tem como principal função ajudar outras empresas aéreas, auxiliando nas negociações governamentais, na criação de leis que defendem e regem as companhias do mundo todo e até mesmo no relacionamento e na satisfação de seus clientes.
A preocupação em relação à segurança e o bem estar dos passageiros é uma das prerrogativas da IATA. Além de procurar aumentar as comodidades para os usuários, ela também se preocupa em reduzir custos e despesas para as companhias aéreas, assim como solucionar outros problemas, tudo com o intuito somente de aumentar e melhorar a eficiência delas no mercado.
A IATA tem como principais valores:
- Cuidado com o ser humano;
- Rapidez;
- Inovação;
- Acesso a mudanças;
- Redução de custos;
- Trabalho em equipe, liderança, entre outros.
A Associação criou um código específico para cada aeroporto com o objetivo de simplificar e facilitar a identificação dos mesmos em todos os lugares. Esse código possui somente três letras que são utilizadas nos aeroportos do mundo todo para identificar a origem de cada um, assim como para a identificação de bilhetes das empresas, entre outros objetivos.
Veja o exemplo de alguns desses códigos: BSB (Aeroporto de Brasília, Brasil), LHR (Heathrow, em Londres), OPO (Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, Portugal).
Câmbio IATA
No setor turístico o câmbio IATA se tornou uma moeda de troca, sendo o seu valor equivalente ao dólar comercial. A cotação oficial é utilizada na compra de passagens aéreas ou em troca de milhas. É o chamado dólar IATA.